Dicá no DVD: uma restauração de assuntos perdidos no tempo

0
1.391 views

A biografia de Oscar Salles Bueno Filho, o mestre Dicá, formulado pelos jornalistas Sthepan Campineiro e André Pécora abusou da ousadia ao colocar um DVD como suplemento. Nem tanto pelo valor final do produto, mas porque corria-se o risco de ficar algo repetitivo e enfadonho. No final, o filme fugiu da armadilha do óbvio.

Com uma hora de duração, o DVD transcorre toda a carreira do ex-atleta e tem a qualidade de enfatizar o respeito e a credibilidade que ele tinha junto ao mundo da bola, avalizado pelos depoimentos de Zico, Rivelino, Roberto Dinamite, Carlos Alberto Torres, entre outros. É uma tentativa de quebrar o estigma de Dicá ser um ídolo local, sem relevância nacional. Com os depoimentos contidos no vídeo, especialmente do Canhotinha de Ouro Gerson ficará difícil de agora em diante propagar tal conceito.

É apreciável  o resgate do título da divisão intermediária de 1969. Uma descrição dos jogos, lances e os gols narrados pela Rádio Educadora. Aliás, um adendo: já passou da hora de nós, cronistas esportivos de Campinas organizarmos um arquivo com as principais narrações e programas esportivos da história da cidade. Preservação da memória é bom todo mundo gosta.

Os depoimentos e a a conjuntura descrita exibem de modo cabal a importância da conquista e de como o torcedor pontepretano necessita reconstruir o seu sentimento em relação a essa competição.

Poderia até descrever como defeitos a falta de um aprofundamento nas partidas mais importantes de Dicá, mas como o Livro está na praça, dá para cravar que o DVD cumpre sua missão. Leia e assista.

(análise feita por Elias Aredes Junior)