A época da Pandemia do Coronavirus tem sido utilitária pelo menos para reavaliar o futebol. Detectar se aquilo que foi dito como verdadeiro no passado ainda é válido no dia de hoje.
Neste quesito, vou colocar novamente uma pergunta aos torcedores bugrinos e pontepretanos: qual time foi melhor? O Guarani de 1982 ou a Ponte Preta de 1981?
Motivos não faltam para escolher um ou outro. Em 1981 foi o ano de ouro da Ponte Preta. Foi campeã do primeiro turno do Campeonato Paulista ao bater o Guarani por 3 a 2 no estádio Moisés Lucarelli. Talvez tenha sido o último grande time pontepretano que teve a presença de Dicá. O time base era de: Carlos, Toninho Oliveira, Juninho, Nenê e Odirlei; Zé Mário, Humberto e Dicá; Osvaldo, Chicãoe Serginho.
Sem contar outros atletas de alto quilate como o lateral-esquerdo Odirlei e uma força de conjunto poucas vezes vista. Foi essa formação que bateu ficou fora da decisão do Campeonato Brasileiro, mas bateu o Grêmio em pleno estádio Olímpico, com gol de Osvaldo.
O Guarani não ficou atrás. Uma formação construída por Zé Duarte e atletas como Jorge Mendonça e Careca. Uma formação com registro de 85% de aproveitamento no Brasileirão de 1982 e que tinha se credenciado como campeão da Taça de Prata de 1981. O time base era de: Wendell, Rubens, Jayme, Edson e Almeida; Éderson, Jorge Mendonça e Banana; Lúcio, Careca e Zezé. Técnico: José Duarte.
São equipes que marcaram com um futebol vistoso e que demonstravam o poderio do futebol de Campinas. Qual foi o melhor? Você escolhe.
(Elias Aredes Junior)