Entrevista Especial: uma viagem pelo tempo com Zaiman de Brito Franco, um gênio da raça

2
2.705 views

O desejo era antigo. Conversar e ouvir uma pessoa com participação nos principais fatos históricos do futebol campineiro. Ou como uma testemunha. Antes de tudo um apaixonado por Campinas. Nesta época de Pandemia de coronavirus foi possível marcar e colocar a disposição dos leitores do Só Dérbi esta troca de ideias com Zaiman de Brito Franco.

Nesta entrevista de 50 minutos disponibilizada logo, Zaiman relembra fatos decisivos da história da Ponte Preta e explica em minúcias porque considera Atis Monteiro o principal jogador da história da Ponte Preta.

Com a sabedoria jornalística de seus 83 anos, Zaiman não fica em cima do muro também e critica de modo veemente a atual diretoria comandada por Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho. E mais: considera que o ex-presidente José Armando Abdalla Junior foi alvo de injustiça.

O papo foi dividido em três partes e será reproduzido nos arquivos logo abaixo.

 

Nesta primeira parte, Zaiman recorda a reconstrução do Majestoso e a história de Atis Monteiro:

Na segunda parte, a viagem é pela trajetória do Gazeta e sua participação na construção do futebol campineiro

Na ultima parte um lamento por tudo aquilo que aconteceu com a Macaca e a luta para sustentar a esperança por dias melhores:

 

Obs: Ao escolher a foto para ilustrar esta matéria não encontrei uma foto de Zaiman sozinho. Sempre acompanhado. Uma prova clara de que escolha por encontrar-se sempre ao lado das pessoas. A principal característica de um jornalista de sucesso é gostar de gente. Zaiman está no clube. Diante disso, decidi escolher uma foto sua com seu filho Manoel de Brito Franco, fotógrafo competente e ser humano ímpar. Não poderia ser igual. É cria de um gênio da raça.

2 Comentários

  1. Caro Elias Aredes, parabéns pela entrevista com Zaiman de Brito Franco. Zaiman não é Dicá, mas também é “Mestre” por notabilizar-se como jornalista brilhante, Pontepretano singular e um ser humano fraterno, admirável. Abraço

  2. Prezado Elias, bom dia. Que privilégio pra todos nós, independentemente da profissão, ouvirmos as histórias desse gigante chamado, Zaiman de Brito Franco. Brilhante, humilde, sem jamais se auto-promover ou “pedir” holofotes, é pra mim, o “Ademir da Guia” ou o “Zidane” do jornalismo. E aqui as comparações são pra mostrar que Zaiman ultrapassou, em muito, os limites da Campinas que ele tanto ama. Sou muito grato a Deus pelo privilégio de poder dizer que sou um pequeno aprendiz que bebeu na fonte da sabedoria desse PROFESSOR. Quantos ensinamentos nas nossas “resenhas”

    Um abraço e parabéns pela entrevista.