Hora de reavaliação. Quem jogou mais futebol: a Ponte Preta de 1981 ou o Guarani de 1982?

5
616 views

A época da Pandemia do Coronavirus tem sido utilitária pelo menos para reavaliar o futebol. Detectar se aquilo que foi dito como verdadeiro no passado ainda é válido no dia de hoje.

Neste quesito, vou colocar novamente uma pergunta aos torcedores bugrinos e pontepretanos: qual time foi melhor? O Guarani de 1982 ou a Ponte Preta de 1981?

Motivos não faltam para escolher um ou outro. Em 1981 foi o ano de ouro da Ponte Preta. Foi campeã do primeiro turno do Campeonato Paulista ao bater o Guarani por 3 a 2 no estádio Moisés Lucarelli. Talvez tenha sido o último grande time pontepretano que teve a presença de Dicá. O time base era de:  Carlos, Toninho Oliveira, Juninho, Nenê e Odirlei; Zé Mário, Humberto e Dicá; Osvaldo, Chicãoe Serginho.

Sem contar outros atletas de alto quilate como o lateral-esquerdo Odirlei e uma força de conjunto poucas vezes vista. Foi essa formação que bateu ficou fora da decisão do Campeonato Brasileiro, mas bateu o Grêmio em pleno estádio Olímpico, com gol de Osvaldo.

O Guarani não ficou atrás. Uma formação construída por Zé Duarte e atletas como Jorge Mendonça e Careca. Uma formação com registro de 85% de aproveitamento no Brasileirão de 1982 e que tinha se credenciado como campeão da Taça de Prata de 1981. O time base era de: Wendell, Rubens, Jayme, Edson e Almeida; Éderson, Jorge Mendonça e Banana; Lúcio, Careca e Zezé. Técnico: José Duarte.

São equipes que marcaram com um futebol vistoso e que demonstravam o poderio do futebol de Campinas. Qual foi o melhor? Você escolhe.

(Elias Aredes Junior)

5 Comentários

  1. La vem a fumaça da ilusao de 78, que adianta ser Campeao se nao paga Ninguem ?
    Alguem faz logo um museu, alias faz dois o Museu dos Iludidos e o Museus das Virgem, pode ser mesmo lugar mesmo local afinal dois times provincianos que ja acabaram e ainda nao perceberam

  2. Ederson, esses times não acabaram . Não é fácil para quem não é dos grandes centros competir com esse times grandes . Que por serem grnades recebem mais atenção da midia e proteção esportiva e de legislação nas federação e confederação .

    Veja o Santos F.C a grnade dificuldade que enfreenta e está sempre a merce de midas ou de revelar um grnade jogador para vender e sobrevivier .

  3. Careca um dos maiores centroavantes de todos os tempos.

    Jorge Mendonça, monstro, muito a frente do pequeno Dicá.

    Somente esses dois jogadores esmagam a pequena associação de 81.

  4. Mas isso é muito fácil de decidir: A Ponte de 1981 venceu o gfc numa decisão. O gfc de 1982 não venceu a Ponte, que já não era a mesma, nenhuma vez. Logo, o time de 1981 da Ponte era melhor!