Mauricio Murad ao Só Dérbi: invasão na sede da Torcida Jovem pode gerar consequências graves

0
652 views

Mauricio Murad é especialista em violência no futebol. Sociológo, formado pela UFRJ, doutor em sociologia dos esportes, professor da UERJ e professor titular de sociologia do Mestrado da Universo, acompanha todos os fatos de violência registrados no país.

Nesta entrevista exclusiva ao Só Dérbi, ele relata que a invasão de torcedores da Mancha Alviverde na sede da Torcida Jovem da Ponte Preta pode acarretar em desdobramentos desagradáveis. Segundo ele, existe um código de ética entre os torcedores em que invadir sede de outra torcida é falta gravíssima. “As torcidas do estado de São Paulo foram pioneiras em estabelecer esse código de ética porque existiam invasões e decidiram fazer isso. Isso pode gerar vingança e que as forças policiais devem ficar atentas”, disse o professor, sem deixar de alertar as falhas da polícia.

CONTINUA APÓS A PROPAGANDA

Diante disso, para ele, todos os jogos da Macaca na atual temporada devem receber cuidado redobrado.

Em contrapartida, ele faz uma reflexão sobre os equívocos da política de combate a violência no futebol e considera que não seria má ideia promover os três derbis em Campinas com torcida mista. “Se o Grenal, que é maior rivalidade do Brasil, existe isso porque não pode ser testado em outros lugares?”, questiona o sociologo.

A íntegra da entrevista você confere no player abaixo. (Elias Aredes Junior)

 

Deixe Um Comentário