Náutico 0 x 2 Ponte Preta: uma montanha russa de emoções com final feliz

0
299 views

Com atuações distintas nos dois tempos, a Ponte Preta venceu o Náutico por 2 a 0, em jogo realizado na noite desta segunda-feira no Estádio dos Aflitos e válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou o time com 27 pontos e na vice liderança da competição nacional. Agora, o próximo desafio será na próxima segunda-feira, contra a Chapecoense, no estádio Moisés Lucarelli.

Entretanto a equipe entrou num estado de espírito estranho. Parece que o time hiberna e se perde no decorrer do jogo. Os setores se deconectam e ficam dispersos.

Veja bem, isso não é uma análise de resultado. Jogando assim o time pode vencer como ocorreu contra o Confiança. Como é um esporte do imponderável, tudo pode acontecer. Mas a realidade é essa. Tirando esse lance do Moisés e uma tentativa de cavar um pênalti, a Macaca não produziu nada na primeira etapa.

Com esse tipo de atitude dificilmente alcança o objetivo principal: acesso a Serie A de 2021.
O que condiciona um candidato ao acesso, além de bons jogadores e treinamento adequado é atitude: uma qualidade importantíssima para essa conquista.

O time tem desfalques por suspensão e por cansaço físico. Mas o padrão do jogo é o mesmo. Meio campo pouco participativo, setores desconexos e pouca atitude. Ataca pouco a bola e a marcação é “frouxa” e por vezes, inexistente.

No segundo tempo o time voltou com mais atitude. Visivelmente mais ligada e preenchendo melhor os espaços. Jogando dessa forma chegou ao gol aos 7 minutos.
Matheus Peixoto cruzou e João Paulo testou e abriu o marcador.

E o time se manteve com a mesma pegada, muito ligada e uma mudança total de atitude em relação ao primeiro tempo.

Jogando compacta e com muito mais atitude chegou ao segundo gol.
Dawhan após cobrança de falta na lateral da área, balançou as redes de cabeça aos 22.

Muito mais compacta e sabendo o que fazer com a bola, a Macaca dominou o segundo tempo.
Algo parecido com o que ocorreu em Cuiabá.
Claramente o técnico Marcelo Oliveira conseguiu arrumar o time no intervalo desses jogos.

Entretanto, o time precisa entregar tudo logo no início das partidas e fazer a leitura correta da forma de jogar.
Vencer é importante, claro que é. Mas para subir é de suma importância resolver os problemas que faz o time jogar bem por 45 minutos.

Com a boa vitória, a Macaca chegou aos 27 pontos e dorme na vice liderança da Serie B.
Volta daqui uma semana a campo para enfrentar a Chapecoense no Majestoso. (Artigo escrito por André Gonçalves-Especial para o Só Dérbi)