No dérbi digital, Ponte lidera com sobras; Guarani aposta na irreverência para crescer

0
1.127 views

A relação dos torcedores com os clubes está muito atrelada ao campo das mídias digitais. Ponte Preta e Guarani estão entre os clubes que mais utilizam a comunicação na internet para diversos fins, mas um balanço divulgado pelo IBOPE Repucom ainda evidencia uma distância na consolidação dos dois trabalhos.

Há mais tempo no mercado, as redes sociais da Macaca representam quase 7x mais em relação aos números do Bugre. De acordo com o estudo, são 448.023 seguidores pontepretanos registrados até junho entre Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. A ferramenta com mais seguidores é o Face com 279.309 curtidas. A Ponte Preta é o 27º clube do Brasil com mais adeptos digitais. O líder é o Corinthians com insuperáveis 18.610.163 seguidores.

Já o Guarani passou a alavancar mais seguidores a partir do ano passado com a mudança na linha editorial. Ainda buscando vaga no top-50 do ranking digital, apostou na irreverência e na linguagem jovem para chamar atenção não só dos seus torcedores, mas estabeleceu aliança com outras equipes da Série B e Série C, respectivamente. Apesar de ser um dos veículos mais utilizados, o Twitter, com 9.845 seguidores, não é a ferramenta mais popular entre os bugrinos. O Facebook (44.472) e Instagram (16.600) lideram entre as preferências do Alviverde.

iboppe JULHO_-_Ranking_de_Clubes170705_115255

O primeiro passo do Guarani, porém, é alcançar o Red Bull Brasil. A equipe de Jarinu/Campinas aposta na ligação com outros esportes e já tem 264 mil seguidores – é o 33º clube com mais seguidores no Brasil e a exemplo do América-RN é intruso entre as grandes equipes mesmo estando na Série D e não ser tão popular na Região Metropolitana de Campinas.

Observando as redes sociais dos times de Campinas é possível detectar pouca utilização do YouTube. Equipes como Flamengo, Santos e Palmeiras alavancaram suas marcas através dos vídeos mostrando bastidores, entrevistas especiais, participação dos sócios, futebol feminino e outros vídeos na terceira rede social mais acessada no Brasil. A Ponte Preta optou por alavancar a marca da PonTV inclusive com publicidades no PPV. Já o Guarani não tem postagens recentes e escanteou esta mídia especificamente. A última postagem do Bugre foi no dia 3 de abril de 2016.

O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos clubes com o maior número de seguidores do país. Visando a padronização da informação, o ranking digital dos clubes passará a ser atualizado todo dia 1º, com divulgação para a imprensa até o quinto dia útil de cada mês.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento)