No segundo turno, Ponte precisará melhorar pontuação contra times da zona de rebaixamento

0
1.000 views

A Ponte Preta se tornou especialista em devolver ânimos para times que estão na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com exceção ao Coritiba, a Macaca perdeu pontos preciosos para times na degola que poderiam deixá-la na quinta colocação – hoje ocupada pelo Flamengo. Dos nove pontos disputados contra Avaí, Atlético-GO e Vitória, os últimos colocados da competição, a equipe de Gilson Kleina conquistou apenas um no empate contra o time catarinense em Florianópolis.

O primeiro tropeço ocorreu para o Atlético-GO. O time goiano ainda não havia vencido na competição mesmo com a maioria dos jogos em casa. Atuando no estádio Olímpico, a Ponte foi derrota por um surpreendente 3 a 0 e ficou desestabilizada. A pressão aumentou após um empate sem gols contra o Avaí, que também vivia um caos na Série A sem resultados positivos. Ontem foi a vez de enfrentar o Vitória, comandado por Vagner Mancini, mas que não vencia há seis rodadas. Resultado: 3 a 1 para os baianos.

O problema da Macaca está especificamente em times que brigam para não cair como Atlético-GO, Vitória, Avaí e Bahia. Mas, o aproveitamento contra times que estão abaixo da 10ª colocação é positivo – 52% dos pontos ganhos. A equipe só não enfrentou o Fluminense, mas fechará o turno contra os cariocas. O time somou vitórias contra Chapecoense, Atlético-PR, São Paulo e Coritiba, além do empate com o Atlético-MG em Belo Horizonte.

A matemática da comissão técnica era de terminar o primeiro turno com 60% de aproveitamento contra os times que estão fora do top-10 da competição, mas não será mais possível. No confronto contra os primeiros colocados foram apenas duas vitórias. Na estreia, diante do Sport, goleada por 4 a 0 no Majestoso. A equipe pernambucano está na sexta colocação. E no duelo contra o Cruzeiro, atualmente 9º colocado, vitória simples por 1 a 0 com gol de Lucca.

O próximo compromisso da Ponte Preta será diante do Vasco, domingo, às 19h, no Majestoso. Com um jogo a menos, a ser cumprido contra o Fluminense no dia 9, a Macaca caiu para 13ª colocação com a derrota para o Vitória. São 21 pontos em 17 jogos com 41,2% de aproveitamento dos pontos.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento)