Números e estatísticas do derbi das arquibancadas

14
1.514 views

Apesar de se encontrarem em divisões distintas, Ponte Preta e Guarani ainda travam um duelo nas arquibancadas. Levar mais gente ao estádio nos finais de semana é garantia de propagar a supremacia da Alvinegra ou reforçar a força de uma torcida que sobreviveu a uma série de rebaixamentos, como é o caso do Alviverde.

A reportagem do Só Dérbi fez um levantamento e mostra que esse confronto está longe de acabar. A cada rodada em que Ponte Preta e Guarani realizam confrontos no mesmo final de semana o “derbi as arquibancadas” pega fogo e produz argumentos para um lado ou outro.

Nesta pesquisa, houve uma exclusão natural dos jogos diante do Guaratinguetá e Macaé, ambos disputados com portões fechados. Também é preciso entender a conjuntura. A Macaca disputa a Série A do Brasileirão e conta com adversários mais atrativos enquanto o Alviverde disputa a Série C do Brasileirão. 

A partir dos registros na CBF em dois finais semanas as duas equipes atuaram em Campinas e por enquanto existe um empate.

No primeiro “encontro” nos dias 02 e 03 de julho, o Guarani atraiu 4041 pagantes para o confronto diante do Botafogo de Ribeirão. Pelo borderô registrado pela CBF, 110 torcedores do Botafogo de Ribeirão Preto estavam presentes na cabeceira do placar eletrônico enquanto que 3931 bugrinos estavam nas arquibancadas. No dia seguinte, 5551 torcedores estiveram no estádio Moisés Lucarelli para presenciar o jogo entre São Paulo e Ponte Preta. Como 549 são paulinos estiveram presentes, o borderô do jogo contabilizou 5002 pontepretanos.

Novo “encontro” das duas torcidas aconteceu no último final de semana. No sábado, 8529 espectadores estiveram no Majestoso para acompanhar o triunfo da Macaca sobre o Corinthians por 2 a 0. Na ocasião, os corinthianos totalizaram 2020 presentes enquanto que os pontepretanos, de acordo com os dados do boletim financeiro publicado pela CBF ficou em 6509 pagantes.

No dia seguinte, a torcida do Guarani deu o troco. A vitória sobre a Portuguesa foi presenciada por 7219 pagantes. Se no público total, em jogo válido pela Série C, o Guarani ficou atrás, a sua torcida registrou 7008 pessoas. Outros 211 torcedores eram da Portuguesa.

Se por enquanto o derbi das arquibancadas está equilibrado neste trecho do calendário, no número de sócios torcedores, a Ponte Preta tem vantagem nítida. De acordo com dados do site Futebol Melhor, a Ponte Preta está com 18745 sócios enquanto o Guarani está com 2185. Na média de público, de acordo a ultima atualização do site Globo Esporte.Com a Ponte Preta está com média de 4675 pagantes por jogo enquanto o Guarani está com 3125 torcedores por partida.

(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)

14 Comentários

  1. Caro Elia Aredes,

    Importante ressaltar que esses números estão errados. Aparentemente você pegou as médias de público do site globo.com. Se olhar os números do Bugre e da AAPP, verá que para o segundo time de Campinas estão considerando o público total, enquanto para o Guarani estão excluindo os sócios torcedores. Como exemplo, o jogo contra o Botafogo de Ribeirao Preto, que você mesmo cita como 4041 de público e o site da Globo coloca 3004. Abaixo você pode ver a comparação entre o público apresentado pelo globo.com e o real:

    Guarani x Tombense – 6091 vs 7429
    Guarani x Barretos – 5090 vs 6027
    Guarani x Juventude – 4893 vs 6011
    Guarani x Boa Esporte – 3703 vs 4624
    Guarani x Bragantino – 3528 vs 4231
    Guarani x Batatais – 3103 vs 3672
    Guarani x Botafogo RP – 3004 vs 4021
    Guarani x Taubaté – 2993 vs 3842
    Guarani x Juventus – 2665 vs 3199
    Guarani x Rio Branco – 2187 vs 2727
    Guarani x Ypiranga – 2169 vs 2937
    Guarani x Portuguesa – 1666 vs 2199
    Guarani x Votuporanguense – 1338 vs 1733
    Guarani x Paulista – 1327 vs 1789

    Note que o público de Guarani vs Portuguesa (7219) não está ainda incluso no cálculo do site. Com isso, a média real do Guarani seria 4111. Isso jogando séria A2 e série C, e contando com muito menos torcida adversária.

    Acho que seria interessante fazer um estudo antes de sair jogando números encontrados na internet. Aguardo sua respota.

    Muito obrigado.

  2. Querido os profissionais do Globo Esporte. Com são sérios e dedicados. Dizer que eles jogam números ao vento é de uma leviandade absurda…

  3. O jeito como vc trata não só a mim como também aos profissionais do Globo Esporte é antes de tudo é um desrespeito profissional e pessoal…E mais: mesmo que esteja faltam faltando os numeros dos jogos contra a Portuguesa, a média é inferior a da POnte Preta. Acho que admitir erros e equivocos é o passo inicial para melhorar e aprimorar um time de futebol, estado e país…Reconhecer que o oponente está à frente não é sinal de fraqueza e sim uma atitude nobre…

  4. Mais: o texto é referente apenas ao campeonato brasileiro das Séries A e C, não é referente ao campeonato paulista.

  5. Então porque você cita o número de Guarani x Botafogo de Ribeirão Preto como 4041 e no site está computado 3004? Você chegou a analisar os números ou simplesmente é um jornalista respondão?

  6. Sou um jornalista e não é porque talvez você se considere superior a mim (sei lá por qual motivo) que vc também não erre. O Globo Esporte. Com tem um critério. Eu tenho outro. Reproduzi os dois. E você tenha respeito com os outros independente de credo, raça e religião do semelhante…Mas parece que não tem né…

  7. Se o texto é referente aos brasileiros da série A e B, utilize os números de tais competições. Os números que você utilizou estào na sessão “O público nos estádios do Brasil em 2016”, que contabiliza os públicos dos times em todas as competições do ano.
    Se olhar bem, verá que para a competição nacional, temos uma outra página no mesmo site. Nela, a AAPP aparece com 4.857 e o Guarani com 3972. Se olharmos os números reais de público do Bugre (como pontuei na minha mensagem anterioer) teremos uma média na série C de 5374. Aguardo resposta.

  8. E agora, quem está na frente?
    Como você disse que está olhando apenas as series A e B, pode procurar no site da Globo que temos uma sessão referente à competição nacional. Nela, a AAPP aparece com 4.857 e o Guarani com 3972. Se olharmos os números reais de público do Bugre (como pontuei na minha mensagem anterioer) teremos uma média na série C de 5374. Aguardo resposta.

  9. Peguei o que estava no quadro. Posso ter errado? Posso. E não tenho pudor em admitir.
    Vou na lata: porque essa perseguição comigo? Qual o motivo?
    Raça? Credo? Filiação? Se você considera este jornalista negro e trabalhador sério um inútil escreva um artigo com a sua visão e publicamos com todo o prazer.
    O que não admito é querer me depreciar como pessoa e profissional. Ponto.

  10. jornalísticamente, não fica um pouco confuso usar dois critérios de mediçào em uma mesma matéria sem ao menos citá-los?

  11. Já ta mais que na hora de Bugrina parar de entrar nesse site,ta mais que na cara sua imparcialidade,a imprensa campineira e assim sempre ainda mais quando o outro time da cidade está,porém como todos os anos vai nadar nadar e morrer na praia seja profissional e trate o futebol com parcialidade não com coração,a tempos te acompanho e venho vende esse comportamento,como eu disse já boicatamos essa Skin agora está na hora de boitocatar seu site,se acha que so a torcida da AAPP e suficiente para estabilidade dele que sejam feliz.

  12. Acho uma perda de tempo ficar discutindo com a torcidinha do Guarani esta questão. Antigamente se gabavam do título de 78 (até merecido), mas de tão desbotado, não se fala mais nisto. Depois era o Estádio, maior e melhor, agora nem estadio eles têm, mas ainda assim podem falar, agora, falar de torcida, que aparece no estádio só quando o time está com alguma chance de subir???? o Torcida da Ponte é sem nenhuma dúvida a maior de Campinas, isto nem se discute.