Pluri Consultoria faz trabalho para detectar tamanho das torcidas no Brasil. Ponte Preta supera Guarani como primeira opção

6
7.197 views

Responsável por pesquisar sobre as finanças dos clubes brasileiros e exibir  as tendências do continente europeu, a Pluri Consultoria instituiu um mecanismo chamado Torcedômetro, que com base em pesquisas realizadas em âmbito nacional e regional  e junto com os trabalhos demográficos do IBGE determinar o tamanho exato da torcida de cada clube.

De acordo com Fernando Ferreira, o instrumento captou que existem no Brasil 272 mil torcedores pontepretanos e 184 mil torcedores bugrinos. “É bom deixar claro que esse dado é válido para aqueles que respondem a pergunta de qual a sua primeira opção de time . Excetuando-se as crianças muito pequenas”, afirmou o presidente da Pluri Consultoria.

Nem bugrinos e pontepretanos no entanto, estão no grupo das 50 maiores torcidas do Brasil. O 50º lugar está com o Figueirense, com 397.911 torcedores. A maior torcida do Brasil é do Flamengo com mais de 37 milhões de torcedores.

Fernando Ferreira já anunciou que um novo trabalho será feito para detectar qual a segunda opção de cada torcedor em todas as regiões. “O Corinthians é a maior torcida da região (de Campinas) e lógico que se fosse perguntado a esses torcedores qual a segunda opção é lógico que apareceriam muitos fãs de Ponte Preta e Guarani”, explicou Fernando Ferreira. O trabalho será divulgado em breve.

Pesquisas de opinião e trabalhos para aferir o tamanho das torcidas de Campinas sempre produziram controvérsias. Em agosto de 2016, uma cervejaria encomendou uma pesquisa para aferir o tamanho das torcidas na Região Metropolitana de Campinas e gerou revolta no torcedor bugrino.

(Elias Aredes Junior)

6 Comentários

  1. Todo mundo sabe que a torcida da Ponte é maior. Mas bugrino não admite ficar por baixo em nada. Aceitem que doi menos

  2. Pode até ser que a torcida da aapp seja maior, mas o q conta é publico pagante, e nisso a torcida do Guarani é historicamente mais presente nos estadios, o recorde de publico em Cps pertence ao Guarani. Tem a ver tbm com a fase dos times. De qquer maneira os numeros sao insignificantes, nao entram nem na lista das 50 maiores torcidas do Brasil, até a Chapecoense deve ter mais torcida.

  3. Sou de Minas Gerais, morei quase minha vida toda no rio de Janeiro, e o que posso dizer é que esses números sempre são controversos. Desde os 11 anos de idade que eu torço para o bugre, é claro que naquela época com djalminha, Luizao e cia as coisas ficavam mais fáceis. Mas eu nunca deixei de torcer para o meu bugre (campeão brasileiro de 1978 e semifinalista da libertadores de 1979) . Sei que o momento não favorece muito devido à vários fracassos, mas tenho absoluta certeza que em Campinas e região, o Guarani tem bem mais torcedores, isso sem contar em todo o estado de São Paulo. O que falta é um título para essas pessoas voltar a dizer que são bugrinas de verdade, e assim contradizer esses números.