Ponte Preta: Jadson, Saraiva e Lins são os reservas mais acionados no primeiro turno

0
1.064 views

A Ponte Preta entrará em campo diante do Fluminense e a torcida exige mudança de postura do técnico Gilson Kleina. A reclamação básica é que são  acionados os mesmos jogadores e não estão sendo utilizados jogadores recentemente contratados como Luis Ali, Mendoza e o volante Jean Patrick.

Um levantamento feito por este jornalista para o Só Dérbi comprova que as arquibancadas tem boa parte de razão.

Nos 18 jogos realizados , 20 atletas diferentes foram utilizados pela Comissão Técnica a partir do banco de reservas para modificar o time na parte tática ou técnica.

O que chama atenção é a disputa para ser o 12º titular da Macaca:o volante Jadson entrou em seis partidas, mesma quantia do atacante Saraiva. Em segundo lugar, vem o atacante Lins, com cinco participações e já desligado do elenco. O armador Léo Artur e o volante Wendel completam o pódio com quatro inserções na reta final das partidas.

Na derrota para o Atlético-GO por 3 a 0, o time pontepretano teve uma caracteristica rara: substitutos com características ofensivas. Foram colocados por Kleina Emerson Sheik, Renato Cajá e o centroavante Yuri.

O expediente foi repetido no réves para o Palmeiras com Léo Arthur, Saraiva e Lins e diante do Bahia no Moisés Lucarelli, quando o centroavante Yuri, o armador Xuxa e o atacante Saraiva foram acionados, de acordo com as súmulas publicadas no site oficial da CBF.

Antes de fixar-se como titular, Renato Cajá foi utilizado como reserva em três jogos consecutivos: na vitória por 4 a 0 sobre o Coritiba, no triunfo por 2 a 0 diante do Atlético-PR na Arena da Baixada e na hecatombe ocorrida em Salvador, quando a Ponte Preta perdeu do Vitória (BA) por 3 a 1.

A lista dos reservas acionados demonstram duas facetas do técnico Gilson Kleina: de um lado, um campo de testes para que reservas virem titulares como Renato Cajá, Emerson Sheik e o próprio volante Jadson. Em contrapartida, uma relutância em acionar jogadores recém-contratados como Jean Patrick, Luis Ali e o volante Mendoza. Basta dizer que os dois últimos ainda não entraram em campo e o primeiro foi utilizado apenas na derrota para o Grêmio na Arena em Porto Alegre (RS).

Um fato é inequívoco: as decisões de Kleina já não ressoam nas arquibancadas. Por causa de erros da sua parte, é verdade mas também por negligência da diretoria executiva, que reluta em realizar uma defesa enfática do trabalho do treinador. Desse jeito, fica difícil acreditar em dias melhores.

(análise, texto e reportagem de autoria de Elias Aredes Junior- Foto de Fábio Leoni-Pontepress)

 

Relação dos jogadores acionados a partir do banco de reservas na Ponte Preta em 18 jogos do Brasileirão

 

Ponte Preta 4 x 0 Sport: Xuxa, Wendel e Fernandinho

Botafogo 2 x 0 Ponte Preta: Yuri, Wendel e Xuxa

Atlético Mineiro 2 x 2 Ponte Preta: Léo Arthur, Rodrigo e Claudinho

Ponte Preta 1 x 0 São Paulo: Emerson Sheik, Jadson, Fábio Braga

Atlético-GO 3 x 0 Ponte Preta: Emerson Sheik, Renato Cajá, Yuri

Ponte Preta 3 x 2 Chapecoense: Luan Peres, Jadson, Negueba

Flamengo 2 x 0 Ponte Preta: Lins, Claudinho, Jadson

Santos 0 x 0 Ponte Preta: Lins, Luan Peres, Wendel

Ponte Preta 1 x 0 Cruzeiro: Jadson, Léo Artur, Lins

Ponte Preta 1 x 2 Palmeiras: Léo Artur, Saraiva, Lins

Avai 0 x 0 Ponte Preta: Negueba, Jadson, Saraiva

Corinthians 2 x 0 Ponte Preta: Wendel, Lins, Claudinho

Ponte Preta 0 x 3 Bahia: Yuri, Xuxa e Saraiva

Grêmio 3 x 1 Ponte Preta: Negueba, Jean Patrick, Saraiva

Ponte Preta 4 x 0 Coritiba: Elton, Renato Cajá e Nino Paraíba

Atlético-PR 0 x 2 Ponte Preta: Renato Cajá, Jadson, Kadu

Vitória 3 x 1 Ponte Preta: Renato Cajá, Saraiva, Nino Paraíba

Ponte Preta 0 x 0 Vasco: Saraiva, Léo Artur e Nino Paraíba