Ponte Preta tem vantagem no retrospecto contra o Palmeiras pelo Brasileirão

0
1.144 views

Se na estatística geral o Palmeiras tem 31 vitórias a mais que a Ponte Preta (62 a 31, mais 29 empates), no Brasileirão a vantagem é alvinegra. Desde 1971, quando foi criado o Campeonato Brasileiro, a Ponte tem 9 vitórias e 8 derrotas em confrontos contra os palmeirenses. Foram três empates e um total de 54 gols marcados (25 para a Ponte, 29 para o Palmeiras).

A última vitória palmeirense em campeonatos brasileiros foi há um ano, em 5 de julho de 2015, na Arena Pantanal. Dudu, que estará em campo neste domingo, marcou os dois gols na vitória por 2 a 0 do Verdão.

O equilíbrio é evidente. Tanto que se forem computados os números também do Campeonato Brasileiro unificado, Ponte e Palmeiras se enfrentaram desde 1970, com nove vitórias para cada lado e três empates. Desde então, ocorrem apenas três goleadas: pelo Palmeiras, o 4 a 0, em 1970, e o 6 a 2, em 2005. Pela Ponte, um 5 a 0 no Majestoso, em 22 de outubro de 2000, em jogo válido pela Primeira fase do Brasileirão. Foram responsáveis pelo placar: Hernani, Adrianinho e Washington (3), pela Macaca, e Galeano descontou.

No reformado Palestra Itália, agora Allianz Parque, palco do jogo deste domingo, foram dois jogos e duas vitórias da Ponte. A primeira por 1 a 0 no Paulistão de 2015 com gol de Wanderson. E a última no Brasileirão do ano passado, quando Fernando Bob calou a Arena lotada e, novamente por 1 a 0, garantiu o triunfo pontepretano.

A última partida entre as duas equipes aconteceu no primeiro turno do Brasileirão e terminou com vitória por 2 a 1 no Moisés Lucarelli com direito a dois gols de Felipe Azevedo.

(Texto e reportagem: Júlio Nascimento)