Ponte Preta tenta dificultar trabalho de reportagem do Só Dérbi. Uma grande tolice!

14
4.578 views

Desde a sua criação, em 26 de janeiro de 2016, o portal Só Dérbi ficou determinado a praticar um jornalismo crítico, apartidário e independente. Sem ligações ou negociatas com dirigentes, jogadores e técnicos.

Sabíamos que a resistência aconteceria cedo ou tarde. Apontar mazelas, revelar ações trabalhistas que tramitam na justiça, esconder contratações de atletas e dificultar aqueles que desejam operar nos corredores nos dois clubes não era que atrairia paixões. O Jornalismo sério no Brasil não é de interesse daqueles que detém o poder.

Este jornalista é o responsável editorial pelo portal e tem três repórteres: Lucas Rossafa, Eduardo Martins e João Marcos Carneiro. Geralmente, pelo volume de notícias das duas equipes é impossível acompanhar in loco. Até porque não acreditamos editorialmente na figura do setorista. Devemos saber dos dois clubes igualmente.

Lamento profundamente o áudio recebido pela nossa equipe no final da tarde desta terça-feira, dia 11. Nela, o assessor de imprensa, José Henrique Semedo, afirma com todas as letras que nenhum material será fornecido a nossa equipe de agora em diante. O motivo alegado, sem fundamento, é de que os repórteres não escutam o lado da Macaca nas reportagens, o que não corresponde à verdade. Os repórteres tentam, mas, infelizmente em várias ocasiões, o próprio assessor não dá o retorno. (veja o áudio abaixo)

Infelizmente, na atualidade, poucos valorizam o conhecimento e a técnica jornalística transmitida pelas Faculdades de Jornalismo. Se acompanhassem com paciência ou tivessem frequentado às aulas, as pessoas saberiam que entrevistas, quando são coletivas, são de domínio público e que o clube, ao fornecer tal material aos jornalistas, apenas colaboram para o fortalecimento da marca e da propagação da história do clube.

A história mostra que cercear e impedir o trabalho da imprensa é medida casuística, inconsequente e por vezes antidemocrática. Por anos e anos, Eurico Miranda impediu a entrada da equipe de reportagem do Lance e da ESPN nas dependências do Estádio de São Januário. Isso não impediu que os dois veículos de comunicação continuassem na prática de um jornalismo sério e com denúncias embasadas. Em contrapartida, a mesma decisão de Eurico destruiu toda a credibilidade e a trajetória de um clube centenário e democrático como Vasco da Gama.

A Ponte Preta não é de ninguém. Não pertence a nenhum dirigente. É do seu povo. É do negro, pobre, rico, engenheiro, pedreiro, carpinteiro. De quem você pensar. E esse povo quer e deseja ser informado. Deseja saber o que acontece com o clube do seu coração.

Apesar do cerceamento do trabalho, o Só Dérbi continuará na sua busca por reportagens críticas e que procure todos os lados da questão. Mesmo quando um desses lados não deseja dar satisfação a ninguém. Sim, porque estes mesmos repórteres já procuraram o lado da Ponte Preta em diversas ocasiões e não foram atendidos.

Nós desejamos dar satisfação e informar ao torcedor pontepretano. Porque presidentes, diretores de futebol, jogadores, assessores de imprensa e jornalistas passam pela Ponte Preta. A instituição é muito maior do que qualquer espírito revanchista. Que mentes conscientes e ponderadas apareçam para colocar tudo no seu devido lugar.

(Artigo de autoria de Elias Aredes Junior – Coordenador Editorial do Só Dérbi)

Para não ficar na parte teórica, segue abaixo o áudio em que mostra a decisão da assessoria de imprensa da Ponte Preta em cercear o trabalho da reportagem do Só Dérbi.

14 Comentários

  1. Elias essa ditadura é assim a anos, se vc não falar bem , não terá notícias….tipica ordem de cima ,já q vc é o único que fala a verdade sobre a política da Ponte , e são poucos que conseguem enxergar a realidade ….que a cada dia que passa a Ponte deixa de ser nossa ……triste realidade

  2. Elias estaremos ao seu lado sempre que esses paus mandados e pífios profissionais que se rendem aos mandos e desmandos de seus suzeranos.
    Quando o responsáveis que se prezam como você são demitidos, enquanto os que abaixam a cabeça contratados.
    Agora pouco, quando escreve no post no SC e qual sua postura está aí, ele detesta ser contrariado ou “apertado” no sentido de questionamentos.

  3. Kkkkkkkkkkkkkk… É ridículo demais… Ridículo e imbecil… Acredito que, da pessoa mais simples ao intelectual, pepercebemos falta de profissionalismo… Pra não falar, na atitude DITATORIAL… Ninguém mais engole tais atitudes… Se o tal assessor, que durante uma coletiva, encosta em uma parede, sem o menor modo, demonstrando uma total indifença com o momento, e ainda por cima, coça despreocupadamente o saco, deixando claro uma falta de noção de postura profissional e de educação de berço, pra não falar da falta de respeito para com uma entidade de 118 anos, se ele pensar que engolidos tudo, está redondamente engaenganados

    Se a nossa querida atual direatualmente, representada por inúmeros nomes, mas tendo por trás, o poder financeiro de um tal DE DESONRA, pensa que alguns torcedores, que pensam, refletem e concluem, vão deixar passar batido, enganam-se…

    E saibam, o fim deste ciclo está chegando…

  4. Elias, apesar de não concordar com algumas colunas e achar que o Só Dérbi exagera em reportagens negativas da Ponte Preta e alivia, e muito, com o guarani, apesar disso, sou totalmente contra esta postura da diretoria da Ponte. Estou solidário a vocês e repudio frontalmente a postura do Semedo. A Ponte precisa de gente nova, de mentes abertas e futuristas. O Semedo é retrógrado e se contenta com muito pouco, assim como boa parte da diretoria.

  5. Parabéns só dérbi por lutar pelo futebol da nossa querida campinas….se guarani e ponte preta tivesse dirigentes de verdade o futebol de campinas não estaria situação que esta…abraço só derbi

  6. Não acredito que tal determinação tenha partido da Diretoria Executoiva da Ponte Preta e, sim pela falta de educação e melhor formacao profissional e intelectual do assessor de imprensa, demonstrado em 2 áudios de autoria do mesmo, , em que o referido assessor demonstra um total despreparo para exercer tal cargo no Clube. Gostaria de me solidarizar com soDerbi e apelar junto a Diretoria da Ponte Preta que apure os fatos e tome as providências que se fazem necessárias, bem como suspenda as determinações
    dadas pelo aludido funcionário, ocupante do cargo já
    mencionado e motivo deste comentário.

  7. Mais uma vez, me solidarizo com você Elias. Lembrando que o Semedo já foi setorista na Ponte, em uma rádio de Campinas, na qual você também trabalhou. Hoje, como funcionário do clube, se esquece da postura crítica que tinha como repórter, e como tantos outros, que trabalham na nossa Ponte Preta, querem dissimular sobre o óbvio. A Ponte está cercada de pessoas que amam o clube, mas infelizmente, são despreparadas para conduzi-la. E o resultado é o que se vê em campo.

  8. O Semedo fez isso em função das fotos e áudios dele que vazaram…. os reportes flagraram ele com a mão nas partes intimas em plena entrevista coletiva do Chamusca ! Totalmente sem postura !

  9. Se o presidente nao demitir o assessor de imprensa, so vem confirmar que quem manda e mesmo o presidente honra, e que o assessor deve ser protegido dele
    TRISTE FIM DA MINHA PONTE
    SOCORRO PELO AMOR DE DEUS

  10. Mas e dai ???
    Oq tem haver um caso com outro
    Se ele nao faz o serviço direitove serve só pra coçar o saco ele nao tem o msm pra barrar ngn…..
    Essa ordem veiodo cachaceiro mor que detesta ser contrariado e esta putinho com a repercussao …
    Se fosse um cara mas focado no clube e nao no dinheiro que ele tem pra desviar teria dado JC no acessor mequetrefe que temos

  11. Essa ditadura que esta ha 22 indo pra 23 e só vem corroborar que esta mas que na hora de mudar …
    Novos ares novas cabeças pensantes e o mais importantes pessoas que amam o clube e cuidarão dele do jeito que ela merece com respeito aos adversarios na imprensa e no seu objetivo tao sonhado que é uma conquista ha se dar essa torcida espetacular e fantastica que temos ….
    Hoje do jeito que está estaremos na Serie C e D logo mais ….
    Acorda torcida pontepretana
    Acorda ponte preta