Ponte tenta vitória inédita em quartas de final contra o Santos

4
995 views

A partir das 16h deste sábado, pelo confronto de ida das quartas de final do Campeonato Paulista, a Ponte Preta recebe o Santos, no Moisés Lucarelli, com muita expectativa por parte dos torcedores e comissão técnica. O técnico Gilson Kleina e seus comandados buscarão dar fim ao tabu de ainda não ter conseguido vencer o Peixe nesta fase da competição.

Foram dois confrontos nas quartas de final: em 2011 e 2014. Nas duas ocasiões, de acordo com o regulamento da Federação Paulista de Futebol, o semifinalista foi definido em jogo único. Mas neste ano serão dois jogos entre Majestoso e Pacaembu – onde o adversário da Macaca escolheu mandar o segundo jogo no dia 10 de abril.

Em 2011, na Vila Belmiro, a Ponte Preta de Gilson Kleina enfrentava o Santos de Neymar e Muricy Ramalho. A Macaca não deu moleza e deu equilíbrio ao jogo do início ao apito final do árbitro. O gol de Neymar, aos 20 minutos da primeira etapa, deu a classificação para os santistas, que ficariam com o título diante do Corinthians.

Já em 2014, novamente na Vila Belmiro, o Santos não encontrou facilidades e o time dirigido por Oswaldo de Oliveira venceu a Ponte por 4 a 0. Os gols do Peixe foram marcados por Cícero, Geuvânio, Gabriel e Diego Cardoso. Vale chamar atenção para o goleiro Aranha, titular pelo Peixe neste jogo, derrotando a Macaca de Oswaldo Alvarez.

Dois outros confrontos eliminatórios pelo Campeonato Paulista foram disputados por Ponte Preta e Santos, ambos em 1978. Na semifinal do primeiro turno, com gol de Ailton Lira, o Peixe levou a melhor por 1 a 0, mas foi vingado na mesma fase do segundo turno. A Macaca de Dicá, Marco Aurélio, Cilinho e companhia venceu na prorrogação no Estádio do Morumbi.

Será, portanto, o quinto confronto entre os dois times em fase de mata-mata no Paulistão. São três vitórias do Santos e apenas uma vitória da Macaca. Ao longo da história, já foram realizados 127 jogos, com 71 vitórias do Peixe, 24 empates e 32 triunfos dos campineiros.

(Texto e reportagem: Júlio Nascimento)

4 Comentários

  1. É evidente que o Santos é o favorito. Mesmo tendo perdido o primeiro jogo por 1×0. Se eu fosse apostar, apostaria que o Santos irá marcar um ou mais gols na Ponte no próximo jogo. Porém, nosso contra ataque é muito bom se não o melhor do campeonato. Portanto, não basta o Santos marcar gols, sua grande dificuldade será não levar gols.
    Por isso, por mais que o Santos é o favorito, acredito que a Ponte Preta passará a próxima fase.

  2. Racional acredito que a passaremos pelo Santos espero que a Diretoria se manifeste com relação ao um árbitro de qualidade para este jogo como o Luis Flávio.
    Nos últimos dois jogos o Bizio contra o Palmeiras e este Salim que se quer deu um amarelo para o Lucas Limas que deitou e rolou na arbitragem.

  3. A arbitragem foi muito mal mesmo nesses jogos Alexandre. Esse é um problema antigo e parece que a a cúpula do futebol não se importa muito com ele. Se não ja teriam amenizado (e muito) essa questão.

  4. Sabe racional realmente mais dá para analisar nisto tudo que ocorreu no Paulistão até agora podemos tirar uma lição.
    Sem aventuras e seguir o “modismo” de interino virar treinador bastou um técnico que podemos questionar o jeito de jogar mais exite um padrão de jogo sim.
    Agora enviar um representante da Ponte na Federação de peso para cobrar realmente e não o fantoche do Dimarzo agora tem que ir o Vanderlei já que o que manda mesmo não pode representar legalmente.
    Isto não é critica destrutiva e sim cobrar para colocar um arbitro descente.