Por que existe dificuldade em acreditar na classificação da Ponte Preta na Libertadores-2017?

0
1.024 views

A Conmebol confirmou não só uma, mas duas vagas a mais para times brasileiros na Copa Libertadores de 2017. O Fluminense e o Atlético Paranaense, atualmente na quinta e sexta posição estariam classificados. Hoje, a Ponte Preta está com 39 pontos, três pontos abaixo dos qualificados e deveria esfregar as mãos. Duro é constatar que qualquer torcedor consciente da Macaca não tem tal posicionamento. Adota a desconfiança como parceira. Por que? O próprio desempenho do time oferece respostas.

O entrave inicial começa pela defesa. Como acreditar em classificação para a Libertadores se a Ponte Preta tem uma defesa com 43 gols sofridos em 28 jogos e 76 cartões amarelos? Ou seja, um time que aplica marcação de modo ineficiente. De que forma apostar na Alvinegra se Fábio Ferreira erra jogo após jogo, se Douglas Grolli não é confiável e se até Antonio Carlos não consegue sair do lugar comum da mediocridade da zaga? Haja esperança.

De que forma acreditar na classificação para a Libertadores se a Ponte Preta não utiliza as armas que têm a disposição? William Pottker é o artilheiro com 10 gols e frequenta mais o banco de reservas do que o gramado? Se estivéssemos em uma equipe com orçamento milionário e cheio de opções daria até para compreender e entender. Mas excetuando-se Roger e Wellington Paulista, também reserva, quem poderia ocupar essa lacuna? Desperdício de talento em grandes proporções. 

Como mandante, a Macaca está na sétima posição com 29 pontos conquistados em 42 disputados. Aproveitamento de 69%. Agora você consegue acreditar em uma equipe que empata com o América Mineiro em seus domínios ou é goleada pelo Cruzeiro, envolvido mais com a luta contra o rebaixamento do que com a parte intermediária da tabela? Não são ilações. São fatos.

A classificação para a Libertadores pressupõe mobilização das arquibancadas. Estádio lotado todos os jogos. O Atlético-PR, atual sexto colocado, tem média de 14811 torcedores, de acordo com ranking do Globo Esporte.com. O Fluminense, apesar das dificuldades, está com 6962 de média. A Ponte Preta? Tem média de 4664 torcedores. Penúltimo lugar no ranking. Culpa da torcida? Zero. É apenas uma reação pelo acúmulo de decepções no gramado e nos bastidores.

Na pontuação, a pontuação de 39 pontos daria esperanças suficientes para chegar ao tão sonhado torneio. No entanto, muitas tarefas precisam ser executadas para que a teoria seja transformada em uma doce prática. Por enquanto, tudo parece distante.

(análise feita por Elias Aredes Junior)