Quatro motivos práticos para ficar decepcionado com o empate da Ponte Preta diante do Sport

0
1.026 views

Horas depois do empate sem gols contra o Sport, milhares de torcedores da Ponte Preta saíram as redes sociais e nas ruas para defender o ponto conquistado. Consideram que pelo número de desfalques, o resultado deve ser celebrado.

Nem tanto. Este colunista do Só Dérbi, além dos problemas táticos já checados e dissecados em artigos anteriores, enumera outros quatro motivos práticos para lamentar a ausência da vitória na Ilha do Retiro. Acompanhe:

– Classificação deficiente nas últimas 10 rodadas: nos últimos 10 jogos, a Macaca conquistou 10 pontos e só ganha de Chapecoense e Atlético-GO, com nove pontos acumulados. O Corinthians tem 21 pontos ganhos e o Santos, antes de atuar contra o Fluminense, acumula 21 pontos. Caso vencesse o Sport, a Macaca chegaria a 12 pontos e empataria com o Flamengo. O balanço mostra que a Macaca precisa reagir. Já.

-Melhoria do ataque- Uma vitória por dois gols, a Macaca ficaria com 22 gols (hoje tem 20), empatada com o Botafogo. Com o terceiro empate sem gols, a Ponte Preta está acima apenas de Atlético-GO, com 17 gols e Avaí, com 11 gols. Apesar de Lucca encontrar-se com pose e rendimento de artilheiro, é necessário o aparecimento de outros protagonistas. Em 2012, sob o comando de Gilson Kleina, após as 20 rodadas do Brasileirão, a Macaca tinha feito 23 gols. Entretanto está melhor: neste ano sofreu 24 gols e há cinco tinha sofrido 28 gols após 20 jogos.

-Incentivo para melhoria do público: Uma vitória contra o Sport daria mais motivos para o torcedor comparecer ao Majestoso e melhorar a média de publico, com 4570 pagantes por jogo e fica no penúltimo lugar no ranking do GloboEsporte.com. O Atlético-GO tem a pior média com 4507 pessoas com jogos. Para que todos tenham uma noção do quadro, basta dizer que o Vitória tem média de 8288 e a Chapecoense com 9040. Os dois estão envolvidos com a luta contra o rebaixamento.

Classificação decepcionante como visitante- Em 11 jogos disputados são sete pontos somados. Uma antepenúltima colocação que só não é mais vexatória porque o São Paulo e Atlético-GO estão com quatro pontos, em 10 e 9 jogos, respectivamente. Em relação a outros concorrentes de médio porte, a situação piora a olhos vistos: Bahia (nove pontos), Sport (10 pontos), Chapecoense (8 pontos), Coritiba (10 pontos) e Vitória (11 pontos). A comparação mais nefasta é com Atlético-PR que como visitante tem mais do que o dobro de pontos que a Alvinegra campineira: 15.

Você tem todo o direito de considerar ruim o resultado em Recife. Mas não esqueça: uma vitória aliviaria a situação em muitos aspectos. Não é de bom adiar a resolução de um problema. Ainda mais no futebol.

(análise feita por Elias Aredes Junior-Foto Williams Aguiar)