Só Dérbi comemora primeiro aniversário e tem uma mensagem para transmitir: obrigado!

0
980 views

Tudo começou de maneira despretensiosa. Troca de ideias de telefones com amigos. Inquietação pelo jornalismo, pela produção de noticias de duas paixões em uma cidade com mais de 1,1 milhão de habitantes. Até que um dia, a decisão. A reunião em um escritório de advocacia. “Vamos conversar e decidimos o que fazer”, me disse a amiga (e irmã postiça) Adriana Giachini. Era uma tarde de outubro de 2015. No trajeto, as reflexões pulavam na mente.

Primeira conclusão entre um farol e outro  no transito de Campinas: não existia um veiculo dedicado exclusivamente  para Ponte Preta e Guarani. Só para os dois. Entrei para o bate papo com o conceito na cabeça. Expliquei para Adriana. Ela concordou e resolvemos que faríamos um portal de notícia. Eis que chega seu chefe, o advogado Eduardo Surian Matias para me cumprimentar. Ouviu a nossa ideia e disparou de primeira: “Poxa, então o site só pode ter um nome: Aqui só tem dérbi”. Adorei  a sugestão.

No dia seguinte, um encontro marcado com um amigo querido, Leandro Ginefra. Papo vai, papo vem, revelo meu projeto. Ele gosta da ideia, do nome e dá seu pitaco. “Condensa a frase. Coloca Só Dérbi. Vai pegar”. As peças se encaixavam.

Eu e Adriana conversamos e colocamos a mão na massa. Dias e dias de discussão de linha editorial, conteúdo, ideias e um pensamento: quem toparia percorrer essa loucura conosco?

Pensei de imediato nos garotos Júlio Nascimento e Paulo do Valle. Por que? Jovens, antenados, modernos, críticos, independentes e loucos por futebol. Mais tarde, a chegada de Pedro Orioli. A receita ideal para destilar frescor em quem já passou de 40 e se recusa a envelhecer na mente. Batalha, dura, inglória. Vale a pena.

Com o pacote pronto, coube ao jornalista, músico, designer (será que esqueci alguma função?) Rafael Pio transformar conceitos e discussões em realidade. Dar a cara para algo que parecia distante.

Coincidência: calhou do lançamento ocorrer no dia 26 de janeiro, data do último dérbi realizado pelo Campeonato Paulista de  2013.

Nesta quinta-feira completamos um ano de existência. Neste período as reportagens, análises, cobertura de jogos e notícias exclusivas viraram rotina. Repercussões, comentários elogiosos, ácidos, repulsa, adesão…Nada que não faça parte da vida de um veículo de comunicação. Seja nos meios tradicionais ou nesta selva chamada internet.

Fiz questão de mencionar cada um que auxiliou neste projeto. E agradeço aqueles que reservaram seu talento e tempo para nos ajudar, como os jornalistas Thiago Rovedo e Gabriel Ferrari, hoje na assessoria de imprensa do Guarani. São mãos que gastaram tempo e esforço para colocar o Só Dérbi de pé. O motivo é tão óbvio que nem mereceria ser citado, mas é pura verdade: ninguém faz sucesso sozinho. O trabalho em conjunto é a arma para perenizar conquistas.

O Só Dérbi é uma conquista de todos. Que venha um novo ciclo. E a você leitor e internauta que nos prestigia e apoia esta ideia uma palavra e uma expressão para ti: obrigado e fique conosco.

(texto de Elias Aredes Junior, integrante da equipe Só Derbi juntamente com Adriana Giachini, Julio Nascimento, Paulo do Valle e Pedro Orioli)