Trabalhar de janeiro a dezembro: o desafio de Vinícius Eutrópio na Ponte Preta

0
1.296 views

Vencer o Linense e iniciar a recuperação no Campeonato Paulista não é o único desafio colocado para o técnico pontepretano Vinicius Eutropio. Ele terá que contrariar a lógica e ficar até o último dia do ano, fato que aconteceu no Estádio Moisés Lucarelli, em apenas uma oportunidade nesta década, quando Gilson Kleina ficou durante a temporada de 2011. No total, os 12 treinadores que passaram pela Macaca neste período ficaram em média 155 dias.

Após conseguir chegar as quartas de final do Campeonato Paulista de 2011, cravar a terceira colocação na Série B e disputar as semifinais do Paulistão de 2012, Gilson Kleina desligou-se da Macaca em setembro de 2012 com 115 jogos disputados e foi substituido por Guto Ferreira, que completou o Brasileirão e deixou o time na 14ª colocação com 48 pontos. Após ser eliminado pelo Corinthians nas quartas de final do Paulistão de 2013, o relacionamento de Ferreira com a diretoria ficou abalado e a demissão foi anunciada no dia 06 de junho de 2013. Mesmo assim, o saldo foi positivo com 41 jogos, com 19 vitórias, 11 empates e 11 derrotas.

Posteriormente, Paulo César Carpegiani e Jorginho ocuparam o banco de reservas e não evitaram o rebaixamento e lamentaram o vice-campeonato da Copa Sul-Americana.

Tentativa de renovação aconteceu com Sidney Moraes, mas a demissão ocorreu no dia 31 de janeiro de 2014, após derrotas para Botafogo e XV de Piracicaba e uma vitória contra o Audax. Oswaldo Alvarez entrou em seu lugar e levou a Alvinegra às quartas de final do Paulistão, quando caiu diante do Santos.

Com o convite para assumir a Seleção Feminina de Futebol, Vadão abriu espaço para Dado Cavalcanti, que durou 12 rodadas e com quatro vitórias, cinco empates e três derrotas, o que totaliza um aproveitamento de 47,2%.

Qual foi a solução? Chamar Guto Ferreira, responsável por levar a equipe ao acesso á divisão de elite e construir boa campanha no torneio estadual do ano seguinte, em que foi eliminado pelo Corinthians. No Brasileirão, o trabalho não surtiu o mesmo efeito e a saída foi sacramentada no dia 03 de agosto. Na segunda passagem, em 63 jogos foram 30 vitórias, 17 empates e 16 derrotas. A temporada foi completada por Doriva, que desligou-se para assumir o São Paulo e depois por Felipe Moreira. A tarefa de Vinicius Eutrópio é escapar desta montanha russa.

(artigo escrito por Elias Aredes Junior)