Uma live com um pontepretano e um bugrino. Uma oportunidade para construção da cidadania

0
930 views

A vida é feita de aprendizados. E de mudanças de rumo. Entendimento de conceitos que muitas vezes deixamos em segundo plano. Nesta minha caminhada jornalística, aprendo todos os dias. Com todo tipo de pessoa.

Neste domingo tive a chance de mais uma janela de oportunidade ao realizar uma live na página deste Só Dérbi com o pontepretano Flávio Gonçalves e o bugrino Rogério Falcão.

Por mais de 70 minutos estivemos em debate. Analisamos as manifestações que tiveram as participações de torcidas organizadas e ainda outros fenômenos ligados ao futebol como racismo, machismo, homofobia e elitização da modalidade.

Ficou uma lição: o jornalista precisa empreender um esforço para encontrar novas vozes e pensamentos. Gente qualificada e com vivência e que tenha algo a dizer e a repartir.

Que vislumbre o futebol não apenas como entretenimento, mas como um fenômeno cultural que reverbera na economia, comportamento e outros setores da vida nacional. É impossível Campinas sem se debruçar no dérbi e nos seus desdobramentos. É crime de lesa pátria quer descrever o Brasil sem saber a maneira como futebol influencia a tudo e a todos.

Aqui do Só Dérbi sempre estaremos a postos, prontos a buscar novos formadores de opinião e que tenha algo a dizer. Como Fláviol e Rogério. Parabéns a todos nós, que defendemos a democracia não só na teoria, mas também na prática.

(Elias Aredes Junior)