A lateral-esquerda é disparada um dos principais problemas da Ponte Preta em 2017. Nem mesmo em seu melhor momento na temporada, nas finais do Paulistão, a Macaca contou com um titular absoluto – na ocasião improvisou um zagueiro. Sem o improvisado Jeferson, suspenso, para o jogo contra o Cruzeiro neste sábado, o técnico Eduardo Baptista optou por reintegrar Artur. O atleta, emprestado pelo Internacional, não joga há cinco meses.
A última partida de Artur foi na partida contra o Gimnasia y Esgrima pela Copa Sul-Americana na primeira semana de maio. Ele também atuou no segundo jogo da final do Paulistão contra o Corinthians. Desde então estava treinando separadamente do grupo – foram dois meses frequentando apenas a academia. Mas o técnico Eduardo Baptista resolveu apostar no atleta para superar a sina na posição.
“O Artur vai ser o lateral diante do Cruzeiro por ser um jogador experiente. Ele fez 30 partidas na Série A do ano passado e quando vi a relação dos atletas separados fiz questão de puxar ele para o meu elenco. Ele vai ter dificuldades no aspecto físico, mas será importante para o momento. Estará bem protegido e vai fazer uma grande partida”, destacou Baptista.
A escolha por Artur na lateral-esquerda é que Danilo Barcelos defensivamente não agradou, mas tem colaborado no sistema de ataque. Por isso, ele será mantido no meio-campo e Artur substituirá Jeferson na defesa. A presença dos três volantes deve proteger o atleta que fisicamente não está no condicionamento ideal. Além de Danilo, Jeferson e Artur, a lateral da Ponte contou com a presença de jogadores como Fernandinho, João Lucas, Emerson e Reynaldo, mas ninguém convenceu.
Diante do Cruzeiro, a equipe deve ser escalada com Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Luan Peres e Artur; Fernando Bob, Wendel, Jean Patrick (ou Elton), Emerson Sheik e Danilo Barcelos; Lucca.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)