Após bom rendimento no primeiro tempo, a Ponte Preta perdeu o rumo e perdeu para o Cruzeiro de virada por 2 a 1 em jogo realizado neste sábado, em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro. O resultado deixou a Alvinegra com 31 pontos e ainda fora da zona do rebaixamento. A reabilitação será buscada na próxima quinta-feira, contra o Santos, no Majestoso.
Eduardo Baptista resolveu adotar o caminho de bloquear o adversário. Deu certo. Ao adiantar a marcação e fechar os espaços dos volantes cruzeirenses, Hudson ficou com dificuldade para sair ao ataque e com isso as tramas eram atrapalhadas e os zagueiros Digão e Manoel ficavam com a bola e geralmente sem qualidade.
Resultado: a Macaca só esperava a chance para dar o bote. Aconteceu aos 11min. Diogo Barbosa vacilou e no recuo de bola curto deixou o goleiro Rafael em situação de perigo e derrubou Lucca dentro da área. Na cobrança do pênalti, Danilo chutou forte e abriu o placar.
Com a saída de Arthur por lesão, o jeito foi improvisar Yago na lateral-esquerda e a alternativa utilizar os lançamentos longos para o trabalho ofensivo de Ezequiel. Em vão. O time campineiro era melhor e o segundo gol quase surgiu aos 40min, quando Sheik recebeu no lado direito e inverteu na direita e lança na esquerda; Lucca dominou e ajeitou para Danilo Barcelos, que bateu para a defesa de Vagner.
Antes do término da etapa inicial, aos 47min foi a vez de Henrique chutar com perigo e quase empatar.
O segundo tempo abriu brecha para alteração de postura do Cruzeiro. Thiago Neves e Rafinha intensificaram a movimentação pelos lados, abusavam das infiltrações e as conclusões fizeram a zaga trabalhar. Em compensação, os volantes saíram para o jogo e ameaçavam na troca de passes. A saída do Alviceleste era apelar para Rafael Marques, talhado na troca de passes.
A pressão cruzeirense surtiu efeito e o empate surgiu aos 27min, em penetração de Alisson e o chute proporcionou a defesa de Aranha; no rebote, Thiago Neves e deixou tudo igual. O massacre apareceu e a virada aconteceu aos 30min. Após escanteio, Manoel surgiu e cabeceou para balançar as redes.
A Macaca ainda teve a oportunidade de empate aos 32min, quando Emerson Sheik penetrou na área e encheu o pé e viu Rafael defender. Posteriormente, Danilo Barcelos cobrou dois escanteios e Elton desperdiçou as oportunidades e a chance de vitória. Para piorar o quadro, Elton foi expulso e transformou-se em desfalque neste processo de recuperação no Brasileirão. (crônica de Elias Aredes Junior)
FICHA DO JOGO
CRUZEIRO
Rafael; Ezequiel, Digão, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Rafinha (Elber), Alisson (Lucas Romero) e Thiago Neves; Rafael Sobis (Rafael Marques). Técnico: Sidnei Lobo (interino)
PONTE PRETA
Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Luan Peres e Artur (Yago); Elton, Wendel (Jorge Mendoza), Jean Patrick (Fernando Bob) e Danilo Barcelos; Emerson Sheik e Lucca.Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Danilo Barcelos aos 11min do primeiro tempo; Thiago Neves aos 27min e Manoel aos 30min do segundo tempo.
Renda e Publico: não divulgados
Cartões Amarelos: Rafinha, Hudson, Elton, Rafael, Thiago Neves, Diogo Barbosa,
Cartões Vermelhos:Elton
Juiz: Paulo Roberto Alves Junior
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte