A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou nesta sexta-feira, 15, o chaveamento das três primeiras fases da Copa do Brasil do ano que vem, que não contarão com os times participantes da Libertadores, assim como o campeão da Copa Verde, Copa do Nordeste e Série B, que já entram nas oitavas de final. A Ponte Preta estreará na competição diante do Nacional do Amazonas. A Macaca jogará pelo empate para avançar.
Seguindo o formato da última edição do torneio, com 11 times entrando mais adiante, as 80 equipes que começam a competição brigam por apenas cinco vagas nas oitavas. Assim, após três rodadas, vão avançar 10 equipes, uma de cada chave, que chegarão à última fase antes das oitavas de final. Os confrontos nesta etapa serão definidos a partir de um novo sorteio.
Na chave 5, a Ponte Preta poderá enfrentar Inter de Limeira ou Rio Branco-AC no Moisés Lucarelli se avançar para a segunda fase. Nas fases seguintes, a Macaca pode enfrentar times como Paraná, Sampaio Corrêa, Independente-PA e URT-MG.
Na primeira fase, os times mais bem ranqueados, que estavam no pote A, visitam os que saíram do pote E, que têm ranking intermediário. Os visitantes jogam com a vantagem do empate, obrigando o time menos tradicional a vencer. A segunda rodada também terá jogo único, em local definido por sorteio. Avança quem vencer e, em caso de empate, o classificado será definido nos pênaltis. A terceira fase já acontece em ida e volta, como de costume.
Neste ano, a Macaca iniciou a Copa do Brasil derrotando o Campinense, no estádio Amigão, por 2 a 0, mas depois caiu diante do Cuiabá, do Mato Grosso, nos pênaltis, no Majestoso. A eliminação no torneio culminou na demissão do técnico Felipe Moreira.
O campeão da Copa do Brasil de 2018 ganhará R$ 50 milhões.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)