Guarani: para conseguir o acesso, não adianta só fazer o trivial

4
1.060 views

Toda vitória é importante na Série B do Campeonato Brasileiro. Somar três pontos, na parte inicial de um campeonato por pontos corridos, é o passaporte para uma campanha tranquila ou a luta pelo acesso. Ainda não temos o complemento da rodada, mas os seis pontos do Guarani podem ser suficientes para colocá-lo na zona intermediária.

Se fosse no ano passado, a torcida estaria satisfeita. A manutenção era o pico do pódio. Dessa vez é diferente. Com a conquista do título da Série A-2 do Paulistão, muitos sonhavam com a primeira divisão em 2019. O que lhe daria recursos robustos, inclusive oriundos do Esporte Interativo, cujo contrato já foi assinado mas os recursos só passariam a existir com o Guarani na Série A. Para chegar ao olimpo, será preciso muito mais.

O Guarani ganhou de Sampaio Côrrea e Criciúma? Concordo. Por serem no Brinco de Ouro, a missão foi cumprida. O problema é que são equipes presentes na zona do rebaixamento. Não demonstram intenção de reagir e alcançar o topo da classificação.

Em contrapartida, o Bugre tem três derrotas doídas. A primeira com o Fortaleza, em que o empate escapou por entre os dedos; diante do Atlético-GO, em um festival de erros e equívocos, além do rendimento decepcionante em casa diante da Ponte Preta.

Umberto Louzer não deve apenas aproveitar o período para ajustes como para incutir nos atletas a necessidade de ser competitivo nas partidas contra os postulantes ao acesso.

Até o final do turno, o Alviverde receberá no Brinco de Ouro as equipes do CRB, Vila Nova, São Bento, Boa Esporte, Coritiba, Figueirense e Brasil de Pelotas. Muitos com desejo de acesso. Terá que superar os obstáculos e somar os 21 pontos disputados e ainda angariar tentos fora de casa diante de Goiás, Juventude, CSA, Avaí, Oeste, Paysandu e Londrina.

Abaixo de 34 pontos dificilmente o acesso entrará no roteiro. Então, que o Guarani trata de melhorar o rendimento. Se não, a frustração virá. Em doses cavalares.

(análise feita por Elias Aredes Junior)