Há um fato curioso na 17ª rodada que interessa diretamente Guarani e Ponte Preta na Série B do Campeonato Brasileiro. Oito dos dez melhores colocados estão envolvidos em confrontos diretos na luta pelo G4. E as únicas exceções são justamente os times campineiros.
Isso significa que, pelo menos, quatro concorrentes vão tropeçar no meio de semana e, em caso de vitória, o caminho pelo acesso pode ficar ainda mais aberto. O primeiro embate diz respeito a Atlético-GO e CSA, nesta segunda-feira, em Goiânia. O Dragão, quinto colocado com 26 pontos, enfrenta o Azulão, vice-líder com 29.
Na terça-feira, quando a rodada será completada, o Figueirense – sexto com 25 – mede forças com o Vila Nova, terceiro com 27. O Goiás, embalado por quatro vitórias consecutivas, chegou à oitava posição (24) e recebe o Coritiba, com a mesma pontuação, mas em nono em razão dos critérios de desempate. Por fim, o líder Fortaleza (30) enfrenta o Avaí, em quarto e com 26 pontos, na Arena Castelão.
Vale lembrar que o Guarani (décimo com 23) encara o Paysandu, postulante à zona de rebaixamento, na Curuzu, e pode alcançar a quarta colocação em caso de resultado positivo com vantagem expressiva no saldo de gols e uma combinação até improvável de resultados.
A Ponte Preta, por sua vez, sétima com 24, pega o Juventude, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara, e pode chegar até o quarto lugar caso supere o adversário gaúcho e a rodada ajude.
O LADO DO BUGRE:
1. Vencer o Paysandu
2. Vitória do CSA
3. Empate ou vitória do Vila Nova
4. Empate entre Goiás e Coritiba
5. Empate ou derrota da Ponte Preta
6. Derrota do Avaí
7. Tirar saldo de sete gols em relação ao adversário catarinense
O LADO DA MACACA:
1. Vencer o Juventude
2. Atlético-GO perder ou empatar com o CSA
3. Empate ou vitória do Fortaleza em cima do Avaí
(texto e reportagem: Lucas Rossafa)