O técnico Felipe Conceição já definiu o time que entrará em campo nesta quarta-feira, ás 19h15, contra o Confiança, no estádio Brinco de Ouro. Sob o seu comando, o Alviverde pode conquistar a oitava vitória seguida como mandante, um recorde. Isso não isenta o treinador de fazer pequenos ajustes na equipe.
Dois detalhes podem e devem ser trabalhados para os próximos dois. Gabriel Mesquita é ótimo goleiro, tem potencial destaque e o Guarani faz bem de buscar a renovação de seu empréstimo. É o arqueiro mais estável desde a saída de Bruno Brigido. Mas é preciso ocorrer um entrosamento do goleiro com a defesa na hora da saída de gol.
Explica-se: quando a bola é levantada na área, Mesquita adota o expediente de socar a bola para tirá-la do seu raio de ação. Correto. Mas seria de bom grado treinar cada vez mais um posicionamento que proporcionasse que o rebote ficasse nos pés do time do Guarani. Em algumas vezes, Gabriel afasta a bola e o oponente retoma a posse e a pressão. Isso pode e deve ser corrigido.
Como a partida será no Brinco de Ouro, duas peças defensivas merecem atenção. A primeira é Cristóvam, que alterna bons e maus momentos na zaga. Quando a bola está com um atleta de velocidade e com ginga, suas dificuldades são notórias. Por isso o auxilio necessário de Pablo. E quando a ajuda não chegar? O que fazer? Ressalte-se que seu posicionamento de fechar o meio-campo é precioso pois povoa o setor e oferece mais controle da partida ao Guarani. Não se descarta cuidados defensivos na lateral, a sua posição.
E Bruno Silva? Uma hora é vilão e em outras é herói. Tem bom passe e fixou-se como volante. Erra passes? Sim. Mas acredite: ele facilita o trabalho de armadores como Lucas Crispim, Arthur Rezende ou Murilo Rangel. A bola chega mais limpa. Diante disso, não é necessário por vezes o desgaste do volante em ir a frente e tentar decidir as jogadas na base da volúpia. Os armadores já entenderam a dinâmica do trabalho de Felipe Conceição e sabem voltar para retomar a pelota e fazer a devida armação.
Gabriel Mesquita, Cristóvam, Wálber, Didi e Bidu; Bruno Silva, Murilo Rangel e Lucas Crispim; Pablo, Giovanny (Renanzinho) e Bruno Sávio. Este é o time que entrará em campo contra o Confiança. Espera-se que a produtividade seja ainda melhor.
(Elias Aredes Junior- foto de Thomaz Morestegan-Guarani F.C)