A Ponte Preta terá que se recuperar no próximo final de semana, em Itaquera. Com um público recorde na tarde deste domingo no Estádio Moisés Lucarelli, a Macaca foi derrotada para o Corinthians por 3 a 0, em jogo válido pela primeira partida da final do Campeonato Paulista. Os gols foram marcados por Rodriguinho (2x) e Jadson.
A festa estava armada. O espetáculo foi executado com maestria pela torcida da Ponte Preta. O maior público de Campinas em 2017 pulsava no Estádio Moisés Lucarelli antes do jogo. Todos os ingredientes para uma grande final de Campeonato Paulista.
O JOGO
Quando a bola rolou os dois times reproduziram dentro de campo o equilíbrio que se era esperado. Duas equipes que se postam bem defensivamente e esperam o adversário. A posse de bola na primeira etapa foi da Macaca: 55% contra 45%. O time campineiro, aliás, liderou em praticamente todas estatísticas e se impôs em campo.
Mas, quem saiu na frente foi o Timão. Aos 13 minutos, aproveitando falha de cobertura de Fábio Ferreira, Jô lançou Rodriguinho e o meia tirou com categoria do goleiro Aranha para abrir o placar a favor dos visitantes: 1 a 0 e festa dos 2.200 corintianos presentes no Majestoso.
O clima era de muita disputada dentro de campo. Gabriel e Pottker se estranhavam no gramado. Kleina gesticulava fora dele. A Macaca parecia ansiosa e optava por arriscar de longe – Lucca e Nino Paraíba finalizaram muitas vezes, mas todas sem direção. Pottker sofria com a marcação de Pablo e teve atuação discreta no 45 minutos iniciais.
SEGUNDO TEMPO
Gilson Kleina optou por mexer no intervalo. Chamou Renato Cajá e Artur para fortalecer o setor ofensivo. A mudança dava bons indícios no reinicio do jogo. Cajá encontrou Lucca na pequena área e o atacante pontepretano finalizou desequilibrado quase surpreendendo o goleiro Cássio.
Quando começou a ganhar o campo do Corinthians, a Ponte fez o que o adversário mais espera: cedeu o contra-ataque. Rodriguinho ganhou na corrida de Nino Paraíba e se desvencilhou da marcação de Fernando Bob – pendurado, foi cauteloso e deixou o meia passar. Rodriguinho só rolou para Jadson concluir e fazer o segundo gol corintiano: 2 a 0.
O Rmanteve a postura e engoliu a Ponte Preta nos últimos 20 minutos. Clayton parou no goleiro Aranha, mas Rodriguinho aproveitou um novo erro de cobertura de Fábio Ferreira e fez o terceiro gol da equipe da capital – que encaminhou o título. 3 a 0 e grande vantagem para decidir na Arena Corinthians.
A DECISÃO
O campeão será definido no próximo domingo, 16h, em Itaquera. O Corinthians pode perder por até dois gols de diferença que ficará com o 28º título estadual de sua história. Já a Ponte, em busca do primeiro título de relevância, precisará vencer por três ou mais gols de diferença para seguir viva na disputa.
(crônica de Júlio Nascimento)
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA – Aranha; Nino Paraíba, Fábio Ferreira, Yago (Kadu) e Reynaldo (Artur); Fernando Bob, Elton e Jadson (Renato Cajá); Lucca, Clayson e William Pottker. Técnico: Gilson Kleina
CORINTHIANS – Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel (Paulo Roberto); Jadson (Clayton), Rodriguinho, Maycon (Camacho) e Romero; Jô. Técnico: Fábio Carile
Gols: Rodriguinho aos 13 minutos do primeiro tempo; Jadson aos 13 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Renato Cajá (Ponte Preta); Gabriel e Rodriguinho (Corinthians)
Público: 17.332
Renda: R$ 655.220,00
Juiz: Raphael Claus
Estádio: Moisés Lucarelli, em Campinas