Fumagalli será maior que Jorge Mendonça na história do Guarani?

6
1.427 views

O companheiro Julio Nascimento coloca neste Só Dérbi a matéria de que Fumagalli está a três gols de igualar Jorge Mendonça na artilharia histórica do Guarani. Por enquanto está 88 a 85 a favor do camisa 10 bugrino da década de 1980. Como temos 34 partidas pela frente na Série B, só um acontecimento fortuito vai evitar a façanha do atual craque bugrino.

O avanço de quebras de recordes traz a dúvida se existe possibilidade de Fumagalli tirar o trono de Jorge Mendonça. Ficar com uma marca relevante que ofusque um jogador responsável por 38 gols no Campeonato Paulista de 1981.

Acredito em Fumagalli como um dos 10 atletas mais marcantes da história do alviverde. Participante de um vice-campeonato paulista em 2012 e do acesso obtido na Série C do ano passado, é inegável sua identificação.

Poderá ostentar aos netos partidas memoráveis como nas quartas de final do Paulistão de 2012 ou os gols e assistências na goleada sobre o ABC por 6 a 0 e que levou o time à final da terceirona nacional. Não tem a mobilidade de outrora, sem condições de marcar os oponentes, mas seu poder de conclusão é inquestionável, como na vitória por 2 a 1 sobre o Boa Esporte.

Não podemos ofuscar o passado em virtude do presente. Jorge Mendonça brilhou em uma época de ouro do Guarani, em que a tarefa era encarar os principais oponentes do futebol brasileiro. Junto com Zé Duarte, Careca e companheiros, deixou a equipe na terceira colocação do Brasileirão de 1982, sendo que aquele time ficou com 85% de aproveitamento e protagonizou a maior lotação da história do Brinco de Ouro: 52002 pagantes na vitória flamenguista por 3 a 2. Três gols de Zico. Dois de Jorge Mendonça.

Fumagalli merece homenagens se empatar e ultrapassar Jorge Mendonça. Tal feito, no entanto não fará o atual camisa 10 bugrino ultrapassar uma lenda. Que deixou saudades, gols e conquistas.

(análise feita por Elias Aredes Junior)