Vadão x Chamusca: o embate entre os melhores técnicos recentes do Guarani

1
1.102 views

A torcida do Guarani vai reencontrar nesta terça-feira, 19h15, no Brinco de Ouro, o técnico responsável por recolocar o time de volta à Série B do Campeonato Brasileiro em 2016. Marcelo Chamusca deixou a equipe de Campinas com números inferiores apenas ao do atual comandante Vadão.

Em 24 jogos comandante o Bugre, Chamusca obteve 62,5% de aproveitamento com 13 vitórias, seis empates e cinco derrotas. O treinador comandou a equipe a final da Série C, mas perdeu o título para o Boa Esporte. Mesmo assim, protagonizou viradas históricas contra o ASA e principalmente ABC. Optou por não renovar com o clube e foi contratado pelo Paysandu.

Já Vadão acumula cinco passagens com o Guarani. Entre inúmeras campanhas destacam-se duas: o acesso na Série B de 2009 e a campanha do vice-campeonato do Paulistão em 2012. Na atual passagem, são 13 jogos com 64,1% de aproveitamento: oito vitórias, um empate e quatro derrotas. Ele já está se aproximando a marca de 200 jogos comandante o Bugre (são 188 com 83 vitórias).

Nos tempos recentes, Chamusca e Vadão são seguidos por treinadores como Pintado (55,6% de aproveitamento), Marcelo Veiga (56,3%), Nei da Mata (55,3%) e Argel Fucks (57,7%), mas que não obtiveram campanhas de destaque e acessos. As duas últimas alegrias do torcedor bugrino foram com Oswaldo Alvarez e Marcelo Chamusca.

O atual comandante do Bugre, porém, demonstra respeito a história do treinador do Papão. “Nos conhecemos bem e ele conhece o Guarani. Espero uma equipe bem treinada e organizada. Seria importante manter os 100% em casa. A liderança é uma questão de detalhe, o mais importante é vencer”, disse Vadão.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento)