Em jogo de poucas emoções, a Ponte Preta fez o suficiente para vencer o Cruzeiro por 1 a 0, em duelo realizado nesta quinta-feira (22), no estádio Moisés Lucarelli e válido pelo Campeonato Brasileiro. O resultado deixou o time com 14 pontos e na sétima colocação. A meta é firmar posição na zona de classificação da Copa Libertadores e para isso a tarefa é buscar nova vitória domingo, ás 16h, contra o Palmeiras, novamente em Campinas.
Futebol não aceita erros. Os minutos iniciais do confronto desnudaram uma Ponte Preta cautelosa e postada mais a frente e com esperança na capacidade de Emerson Sheik e viradas de jogo de Fernando Bob.
O Cruzeiro, por sua vez, tinha na velocidade seu principal atributo. Elber ficava posicionado para disparar nas costas do lateral-esquerdo João Lucas enquanto que Rafael Marques trabalhava no lado esquerdo, mas sem efetividade. Resultado: nenhum chute a gol e a espera de uma falha individual que mudasse o panorama.
Aos 35min, surgiu o presente. O lançamento foi executado e Lucca em disputa de bola com Lennon foi derrubado; o pênalti foi assinalado e Lucca bateu aos 36min e fez o sexto gol na competição.
O segundo gol quase surgiu aos 44min, em cobrança de falta pelo lado direito e cuja bola parou nos pés de Lucca, que desperdiçou. “Não estávamos muito com a bola, entramos mal na partida e erramos muitos passes mas depois melhoramos e saímos na frente”, disse o atacante.
Veio o segundo tempo e o Cruzeiro parecia que desejava acordar. Atacou com intensidade no lado direito e logo aos 08min em chute de Elber forçou defesa de Aranha. Três minutos depois, Rafinha executou lançamento para Ábila, que ajeitou, para Rafael Marques, que desperdiçou.
Para arrefecer a pressão, o técnico Gilson Kleina agiu rápido e aos 13min colocou Jadson no lugar de Claudinho. Para completar, recebeu a colaboração do destino pois Rafinha teve uma lesão muscular e o Cruzeiro jogou na prática com 10 homens a partir dos 30min pois Rafinha ficou em campo apenas para compor o time. O fato abriu caminho para uma vitória sem sustos. (crônica de Elias Aredes- foto de Fábio Leoni- Pontepress)
FICHA DO JOGO
PONTE PRETA
Aranha; Nino Paraíba, Marlon, Rodrigo e João Lucas; Fernando Bob, Elton, Renato Cajá (Léo Artur), Claudinho (Jadson) e Emerson Sheik; Lucca (Lins). Técnico: Gilson Kleina
CRUZEIRO
Fábio, Lenon (Lucas Romero)Caicedo, Murilo e Braian; Hudson, Lucas Silva, Rafinha, Elber, Rafael Marques (Sassá); Abila (Rafael Sóbis). Técnico: Sidney Lobo
Gols: Lucca aos 36min do primeiro tempo
Renda: R$ 115.475
Público: 4717
Cartões Amarelos: Lenon, João Lucas, Fernando Bob, Romero, Caicedo
Juiz: Grazziani Maciel Rocha
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas