Análise: Lisca deve permanecer ou sair do Guarani? Veja os argumentos e tire suas conclusões

3
1.046 views

Lisca deve  permanecer no Guarani? Ou não? Apesar da campanha de permanência na Série B do Campeonato Brasileiro, a resposta não é tão simples. Os desafios para 2018 serão imensos e os acertos deverão começar a partir de agora para que os remendos não apareçam na hora do sufoco.

Primeiro as vantagens. Ficar com Lisca daria um ar de continuidade ao trabalho, algo que não aconteceu no ano passado com o desligamento de Marcelo Chamusca. O profissional já conhece o clube, a sua estrutura, os dirigentes, boa parte dos jogadores e teria uma noção de como conduzir o trabalho.

Renovar com Lisca seria restabelecer o pacto com o torcedor, que confia e gosta de seu trabalho. O Alviverde contaria com um profissional de boa experiência no trabalho de campo, alguém com uma visão de clara de futebol e capaz de proporcionar bom posicionamento no gramado. Sem contar a facilidade que teve em estabelecer um acordo com os jogadores veteranos como Richarlyson e Fumagalli, fundamental para assegurar os pontos necessários.

Em contrapartida, existem requisitos que não podem ser desprezados. Seu aproveitamento não foi satisfatório com 37% dos pontos disputados. Ficou muito longe da performance que teve no Ceará com aproveitamento geral de 68,96%. Além disso, conflitos com o volante Evandro e o goleiro Vagner exibiram sua face explosiva. Em uma longa temporada de 12 meses, Lisca será um fator de aglutinação como foi nestes 45 dias de Guarani?

Ficar com Lisca será um tiro no escuro em relação a Série A-2. Todos sabem sua dedicação aos estudos dos adversários. Entretanto, a Série A-2 tem particularidades que sem o devido cuidado o sonho do acesso pode ir pelo ralo. Basta dizer que neste ano o Guarani, após as frustrantes passagens de Ney da Matta e Mauricio Barbieri só entrou nos eixos com Vadão, que além de conhecer o Guarani é um intimo frequentador do futebol paulista. E quase fez diferença.

O Conselho de Administração discute e debate a renovação. Existem elementos para conduzir por um caminho ou por outro. Que seja escolhida a opção mais coerente para o Guarani.

(análise feita por Elias Aredes Junior)