Aposta nas categorias de base vira mantra para Fábio Moreno na Ponte Preta. Ele está certo?

0
1.461 views

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta no CT do Jardim Eulina, o técnico Fabio Moreno aproveitou para pregar sobre a necessidade da Ponte Preta voltar a valorizar as categorias de base. Na sua visão, é o único caminho para fazer diferença. “No fim da temporada passada, a gente sentou com a diretoria e pensou que pudesse tirar do papel algo que fosse mais sólido e consolidado, buscando nas raízes da Ponte, que sempre foi um celeiro e fornecia grandes jogadores. Entendemos que essa volta às origens seria importante”, disse o técnico.

Segundo ele, a conjuntura atual do futebol brasileiro obriga a esse tomada de decisão. “A saída era agregar jogadores da base, não apenas pela necessidade, mas como filosofia. Não se pode interromper processo com os jovens da base, porque a Ponte precisa formar jogadores também para vender. Fomos trabalhando, dando confiança, buscando melhorar situações para que eles ainda consigam desempenhar na Ponte, o que vai gerar uma série de benefícios”, completou o técnico.

Apostar nas categorias de base pode construir um circulo virtuoso. “Você vai sinalizar para o mercado que a Ponte tem uma metodologia um pouco mais séria, profissional, com o ciclo completo de jogadores, um ciclo que começa na base e termina no profissional. Quando esse processo é visto, começa a gerar mais interesse de jogadores e empresários para colocar os jovens na base da Ponte”, disse.

Fabio Moreno está mais do que certo. A Macaca não pode viver eternamente de aposta. Deve renegar o papel de incubadora para que empresários coloquem seus jogadores em curto período. É preciso apostar em uma história com começo, meio e fim. De preferência um bom período no Sub-20. Pense: se ao invés de contratar zagueiros, a Ponte Preta voltasse a ser uma formadora de beques, imagine a economia de salários e depois o que seria economizado na revenda.

É o obvio né!? Mas há muito tempo não é adotado.

(Elias Aredes Junior)