Árbitro relata expulsões, xingamentos e copo atirado no campo durante Ponte e Palmeiras

1
1.025 views
Reprodução do Sportv

A Ponte Preta deu adeus à invencibilidade como mandante no Brasileirão após a derrota para o Palmeiras por 2 a 1, ontem, no Moisés Lucarelli. Mas, muitas confusões foram registradas pelo criticado Wagner Reway. A súmula do árbitro da FIFA pode render muita dor de cabeça para a equipe de Campinas e render punições.

Reprodução do Sportv
Reprodução do Sportv

Reway relatou na súmula que o zagueiro Rodrigo só foi expulso por ter xingado o juiz. O STJD já solicitou imagens a TV Globo para analisar o caso e definir se o atleta de 36 anos será denunciado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata sobre “ofender alguém em sua honra e hostilidade contra o árbitro” – com pena estipulada de seis jogos. Na súmula detalhada também descreveu xingamentos da comissão técnica ao auxiliar Rafael Odílio Ramos.

O árbitro também registrou que a expulsão de Renato Cajá se deve por “dar um tapa no rosto do seu adversário com o jogo paralisado”. O camisa 10 da Ponte Preta tentava bater a falta com agilidade quando começou a discutir com Tchê-Tchê, que também viria a ser expulso por revidar a agressão. Pela atitude flagrada pela televisão, Cajá responderá ao artigo 250, por “praticar ato desleal ou hostil durante a partida”. O meia pode ser punido com suspensão de uma a três partidas.

Durante a confusão após a expulsão de Cajá e a revolta da comissão técnica, o quarto árbitro comunicou o juiz principal que um copo foi atirado no campo vindo do setor das vitalícias do Majestoso. O ato também foi registrado E abre brecha para que o clube seja denunciado por “deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”, cuja pena é uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

O artigo só prevê perda de mando de campo “quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo”, o que não foi o caso.

O STJD vai analisar as imagens e realizar novas consultas ao árbitro Wagner Reway e ao delegado da partida para esclarecimentos das confusões. As denúncias devem ser apresentadas em no máximo sete dias. Rodrigo e Renato Cajá desfalcam a Macaca na partida contra o Avaí, no próximo domingo, fora de casa. Sheik recebeu o terceiro cartão amarelo e também está fora do jogo.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento)