Faltam menos de três semanas para o dérbi em Campinas. Se o dia 05 de maio pode parecer um pouco distante, o tema já é bem discutido, pelo menos, entre os jogadores do Guarani. O volante Baraka, com passagem pela Ponte Preta entre 2012 e 2013, não teve dúvidas ao afirmar, em entrevista coletiva, que a pressão para o confronto está com o rival.
“Nem se compara a pressão de um jogo comum com a do dérbi. O clássico tem que ser encarado de maneira diferente. A pressão está mais para o outro lado. O Guarani montou um grupo de moleques humildes, com objetivos de conquistas na carreira. Observo isso no vestiário, ambiente tranquilo e todos trabalhando em busca de um mesmo objetivo. Tenho convicção de que o clima pesado está do outro lado e não aqui”, afirmou.
Antes de enfrentar a Macaca, porém, o Bugre tem duas partidas na Série B do Campeonato Brasileiro. O primeiro compromisso é no sábado, às 16h30, no Brinco de Ouro, diante do Sampaio Corrêa. O atual capitão alviverde pede atenção com o time maranhense. “É uma equipe que joga diferente, gosta de marcar individualmente e estamos trabalhando em cima disso. É preciso estar ligado, nos impor e fazer bom jogo. A responsabilidade por jogar em casa aumenta mais. Temos que buscar a vitória a todo momento, até porque o Guarani tem camisa e tradição. Não podemos mudar nosso estilo, há um padrão de jogo e com jogadores rápidos na frente. É preciso manter essas características. Consequentemente, vamos fazer bons jogos e quem ganha com isso é o próprio clube”, disse.
Mesmo com algumas mudanças no elenco campeão da Série A2 do Campeonato Paulista, como a saída do zagueiro Fernando Lombardi, Baraka acredita que o período de reformulação não deva atrapalhar a sequência do Bugre na competição por pontos corridos. “Penso que não. Uma ou outra peça pode estar saindo. Isso faz parte de um ciclo. A equipe tem que ter proposta semelhante a da última Série A2. Jogávamos dentro e fora de casa com o mesmo estilo de futebol. Pode haver dificuldade no início em relação ao entrosamento, mas os atletas que estão chegando vem se adaptando bem ao trabalho do Umberto. Vamos fazer grande campeonato juntos”.
O volante, ausente na estreia em Fortaleza, graças à lesão de grau 1 na coxa, está recuperado e confirmado na equipe titular contra o Sampaio Corrêa. O camisa 5, inclusive, revelou que esteve lesionado nas últimas partidas do torneio regional. “Participei de dois jogos decisivos no sacrifício, todos sabem disso. Era uma situação que precisava, pelo contexto do grupo e a função que exercia necessitava de ajuda. Tinha essa possibilidade de ter tido um problema mais grave, mas graças a Deus fui bem e conseguimos o título. Tive uma semana de descanso para recuperar e estar apto para os próximos jogos. Agora, estou zero quilômetro”, brincou.
Com Bruno Mendes como dúvida no ataque, ainda em recuperação de lesão muscular, o Alviverde tem mais duas atividades antes de entrar em campo no final de semana.
(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Letícia Martins – Guarani Press)