Ele voltou. O único campeão brasileiro do interior está e volta à Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, jogando no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, o clube recebeu o ASA, venceu por 3 a 0, se classificou para a semifinal da Série C e garantiu a vaga.
O Guarani foi rebaixado à Série C no Brasileiro da Série B de 2012. Desde então, esta foi a primeira vez que o clube conseguiu chegar à fase decisiva, inclusive fazendo a melhor campanha.
Na primeira partida, o ASA venceu por 3 a 1, e quase complicou a situação do clube. Na soma de resultados, porém, o time de Campinas levou a melhor e comemorou o acesso.
A campanha do Guarani foi perfeita do começo ao fim. O clube fez 38 pontos, com maior números de vitórias – 18 no total, e garantiu a primeira colocação geral. Agora, na semifinal, o clube vai enfrentar o ABC.
DIFÍCIL
A partida começou truncada, e com pouca criatividade. O ASA gastava o tempo do jeito que podia, e ainda levava perigo em contra-ataques. O Guarani, por outro lado, parecia nervoso, e a criação ficou bastante prejudicada.
As primeiras chances foram a partir dos 20 minutos, e foram dos visitantes. Aos 19, Reinaldo Alagoano bateu cruzado, a bola desviou na zaga bugrina e foi pela linha de fundo. Na sequência, Diogo cobrou escanteio, Rayan subiu mais alto que todo mundo, cabeceou, e tirou tinta do travessão.
Aos 24 minutos, a redenção. Fumagalli cobrou falta pelo lado direito, e Leandro Amaro subiu no meio dos zagueiros do ASA para desviar de cabeça. A bola foi no canto esquerdo de Thiago Braga, abrindo o placar.
Aos 31 minutos, quase o segundo. Gilton passou por Júnior pelo lado esquerdo e cruzou para o meio da área. Fumagalli se antecipou e desviou de primeira, mas a bola saiu à direita da meta alagoana.
O ACESSO
O segundo tempo foi bem menos tenso, e mais aproveitado que o primeiro. Novamente, o ASA chegou com mais perigo. Lessinho recebeu pelo lado direito, dominou e bateu forte. Auremir desviou, e a bola ainda acertou a trave esquerda da meta do Bugre.
Porém, a sorte também esteve ao lado do Guarani. Aos nove minutos, o goleiro Thiago Braga recebeu a bola, tentou o chutão e pressionado por Eliandro, mandou em cima dele, que rebateu, bateu na trave e morreu nos fundos das redes.
Aos 27 minutos, o Bugre sacramentou seu acesso. Eliandro ganhou na corrida dos zagueiros do ASA, aproveitou cruzamento de Thiago Braga, e de cabeça, fez o terceiro – o gol do acesso.
(Texto e reportagem: Thiago Rovêdo)
FICHA DO JOGO
Guarani: Leandro Santos; Lenon, Ferreira, Amaro e Gilton; Auremir e Wesley; Pipico (Deivid), Fumagalli e Renatinho (Regis); Eliandro (Everton). Técnico: Marcelo Chamusca
Botafogo: Thiago Braga; Júnior (Lessinho), Willames José, Rayan e Igor (Gilmar); Cal, Ramalho, Diogo e João Paulo; Rafael (Klenisson) e Reinaldo Alagoano. Técnico: Paulo Foiani
Renda: R$ 259.270
Público: 12.713 pagantes
Gols: Leandro Amaro aos 24 minutos do primeiro tempo; Eliandro aos 9 e aos 27 minutos do segundo tempo
Cartão Amarelo: Gilton, Rayan, Fumagalli e Eliandro (Guarani); Junior e Cal (ASA)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha – (GO)
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas