Confusa e sem inspiração na maior parte dos 90 minutos, a Ponte Preta perdeu por 2 a 1 do Avaí em jogo realizado neste domingo e viu sua situação ficar complicada no Campeonato Brasileiro. O resultado manteve a Alvinegra com 32 pontos, na décima oitava posição e dentro da zona do rebaixamento. O desafio agora será vencer o Corinthians, no próximo domingo, novamente em Campinas.
Eduardo Baptista fez mudanças na defesa. Queria consistência. Não esperava um Avaí ousado e bem colocado na marcação. Um oponente que conhecia suas fragilidades, especialmente no lado esquerdo. Jefferson e Rodrigo foram envolvidos e não demorou para o time catarinense fazer seu gol aos 06min. Após cobrança de lateral de Leandro Silva, a bola é desviada por Junior Dutra e Rômulo livrou-se da marcação e balançou as redes.
Confusa, sem criatividade e perdida, a Macaca não ameaçava, somente quando Wendel atuava como elemento surpresa, em que desperdiçou três oportunidades de chute. A chance maior surgiu aos 17min, em que após cobrança de escanteio, Rodrigo ajeitou e Yago cabeceou fora.
O Avaí dominou os espaços, tocava a bola e penetrava com vigor pelo lado direito ofensivo. Prova disso aconteceu aos 29min. Luanzinho tabelou com Pedro Castro, que saiu na frente do goleiro Aranha e viu a bola ir para longe.
Só que não demorou para o segundo gol sair aos 34min, quando Romulo disparou e Rodrigo tocou com a mão na bola; na cobrança do pênalti, Junior Dutra não deu chance ao goleiro Aranha.
Na base na superação e com a entrada de Léo Gamalho no lugar de Wendel a Alvinegra arrancou um pênalti aos 38min, quando Leandro Silva e o goleiro Douglas derrubaram Danilo Barcelos dentro da área. O meia cobrou e diminuiu.
No segundo tempo, a Macaca adiantou sua marcação, mas encarava um Avaí aplicado, determinado e que tinha um contra-ataque venenoso. Como aos 09min, quando o zagueiro Fagner Alemão tirou a bola de Lucca e rolou para Junior Dutra, autor de cruzamento que gerou cabeçada do próprio beque e defendido por Aranha.
Nada estava perdido. Léo Gamalho batalhava entre os zagueiros e fazia bom trabalho de pivô. Uma pena que os próprios companheiros não ajudavam. Prova disso foi que aos 30min preferiu chutar direto do que levantar na área.
Aos 41min, o Avaí quase fez o terceiro, quando Rodrigo vacilou e Williams chutou com perigo. No contra-ataque, Nino Paraíba enche o pe, a bola bate na trave e sai do outro lado. No último lance, o levantamento encontrou Rodrigo, que desperdiçou a chance de empate.
FICHA DO JOGO
PONTE PRETA
Aranha; Nino Paraíba, Yago, Rodrigo e Jeferson(Saraiva); Fernando Bob, Jádson(Formiga), Wendel (Léo Gamalho) e Danilo Barcelos; Lucca e Emerson Sheik. Técnico: Eduardo Baptista
AVAÍ
Douglas; Leandro Silva, Alemão, Betão e João Paulo; Judson, Pedro Castro, Marquinhos(Simião) e Luanzinho(Maicon); Júnior Dutra e Romulo (Williams). Técnico: Claudinei Oliveira
Gols: Rômulo aos 06min, Junior Dutra aos 34min e Danilo Barcelos aos 38min do primeiro tempo
Renda: R$ 38.004,00
Público: 4003
Cartões Amarelos: Rodrigo, Léo Gamalho, Nino Paraíba, Lucca, Saraiva, Jadson, Williams, João Paulo
Cartões Vermelhos:
Juiz: Leandro Pedro Vuaden
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas