Apesar da vontade de manter boa parte da base da equipe para 2018, o Guarani passará por um processo de reformulação em seu elenco para a próxima temporada. Além de Rafael Silva e Bruno Nazário, que já foram desligados, outros jogadores já estão com a situação definida e não voltarão ao Brinco de Ouro na reapresentação do time após as férias.
É o caso da dupla Vagner e Juninho, emprestado pelo Palmeiras, que estão acertados com o Ituano. O goleiro foi titular em parte da campanha na Série B, mas o relacionamento conturbado com Lisca pesou para que ele procurasse outra equipe para atuar ano que vem. Já Juninho sofreu com lesões e também não conseguiu sequência.
Outros jogadores que estão emprestados devem deixar o Bugre. Kevin (Cruzeiro), Gabriel Leite (Palmeiras) e Paulinho (Flamengo) são outros atletas emprestados que sinalizaram rumo ao caminho de saída no Brinco de Ouro. Luiz Fernando, cedido por empréstimo pelo Cruzeiro, é um dos poucos casos em que o Guarani reunirá esforços para mantê-lo na Série A2 e Série B de 2018.
A diretoria ainda negocia a situação contratual de Lisca. O treinador gaúcho, com 37% de aproveitamento, não é unanimidade dentro do time alviverde, mas agrada ao presidente Palmeron Mendes Filho. Sondado por Criciúma e Paysandu, Lisca deu prioridade renovação com o Guarani, mas pediu reajuste salarial e participação na montagem do time no ano que vem.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)