Mesmo sem vencer há três rodadas, o Guarani se mantém firme na liderança da Série B e continua sonhando com o acesso. O time tem campanha semelhante a campanha de 2009, seu último acesso à elite, mas foca em melhorar um aspecto nos próximos jogos: vencer times da parte de cima da tabela.
22 dos 27 pontos foram conquistados contra times que estão abaixo do décimo colocado. Isto representa que 81% do aproveitamento bugrino foi construído contra times que não são concorrentes diretos na briga pelo G4. Do top-10 venceu apenas o Paraná – que até a última rodada não estava entre os dez primeiros.
Dos times que estão na briga na equilibrada parte de cima da Série B, o Guarani já enfrentou Juventude (derrota), América-MG (empate), Vila Nova (derrota), Ceará (empate), Santa Cruz (derrota) e Paraná (vitória). Melhorar este aproveitamento será fundamental para o time terminar o primeiro turno entre os líderes. O time de Vadão enfrentará na sequência da competição CRB (4º), Londrina (6º), Luverdense (18º) e Internacional (5º).
O time tem três pontos de vantagem em relação ao Internacional, quinto colocado, que tem 24 pontos. A distância para o primeiro time fora da zona de classificação há duas rodadas era de cinco pontos. Mesmo diante das circunstâncias, a equipe contou com tropeços do Juventude nos últimos dois jogos para permanecer na ponta da tabela e a comissão técnica comemorou pontos somados contra América-MG e Ceará.
Guarani, Juventude e América estão empatados com 27 pontos e 60% de aproveitamento na Série B, mas o Bugre é o time com mais vitórias no campeonato: são oito contra sete dos concorrentes. Enquanto visitará o CRB no próximo sábado, ficará na monitorando a partida entre Oeste x Juventude e América-MG x Figueirense.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)