Artilheiro da temporada, elogiado por parte da torcida, alvo de outros, mas um dos poucos destaques do ano complexo da Ponte Preta. Lucca foi protagonista ao lado de Clayson e William Pottker no primeiro semestre, mas também foi crucial nos poucos momentos positivos do segundo turno, em conjunto com Aranha e Danilo Barcelos. A partida contra o Vasco da Gama, no domingo, em São Januário, será a despedida do jogador com a camisa pontepretana.
A informação foi confirmada pelos representantes do atacante de 27 anos em contato com a reportagem. Agenciado pela Elenko Sports e com contrato com o Corinthians por mais 18 meses, Lucca tem duas possibilidades para 2018 – e ambas são longe do Moisés Lucarelli. A primeira é a de ser envolvido em negociação com São Paulo. O Corinthians tem interesse no lateral Junior Tavares e o Cruzeiro, detentor de 25% dos direitos do jogador, também deseja a transferência para o Morumbi como forma de pagamento pelo volante Hudson.
A outra alternativa é a permanência no Timão. O técnico Fábio Carille não descartou utilizar Lucca se o artilheiro Jô optar em atuar no futebol italiano na próxima temporada. Como o contrato do atleta era pago integralmente pelo time de São Paulo, a Ponte Preta não teve alternativa e não conseguirá segurar Lucca para a disputa do Campeonato Paulista e também da Série B do Brasileirão na próxima temporada.
Contratado em janeiro, o atual camisa 9 atuou em 60 jogos com a camisa da Macaca e marcou 23 gols. Dividiu a artilharia do Paulistão com o ex-companheiro William Pottker e liderou o ranking dos goleadores no primeiro turno do Brasileirão. Viveu um jejum de 13 jogos após negociações frustradas com o Nantes, da França, mas terminou a temporada como artilheiro da equipe de Eduardo Baptista.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)