A derrota para o Atlético-PR por 3 a 0, no último domingo, em Curitiba, confirmou uma tendência da Ponte Preta no Brasileirão: o mau desempenho fora de casa. Competitiva quando joga no Moisés Lucarelli, em Campinas, a Macaca é apenas a 14ª equipe em rendimento quando jogo longe de seus domínios.
Em 14 jogos como visitante, são apenas 10 pontos, ou 23,8% de aproveitamento. As duas vitórias foram contra os dois times de pior campanha na competição: vitória por 2 a 1 contra o América em Belo Horizonte, além do triunfo por 3 a 0 contra o Santa Cruz no Arruda.
Fora de casa, são ainda quatro empates e oito derrotas, com 13 gols marcados e 27 sofridos. Nos últimos sete jogos (desde a partida contra o Santa Cruz) foram cinco derrotas e dois empates, além de 18 gols sofridos.
Em casa, no entanto, o aproveitamento é melhor. Quando joga no Majestoso, a Ponte soma 29 pontos de 39 possíveis, ou 74,3% de aproveitamento, com nove vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. Campanha superior a times como Corinthians, São Paulo e Fluminense. Aliás, o fator casa é a principal aposta de Eduardo Baptista para vencer o Atlético-MG, sábado, em Campinas, pela 28ª rodada do Brasileirão.
(Texto e reportagem: Júlio Nascimento)