Ganhar o Certificado de Clube Formador. Um desafio para o Guarani na temporada de 2019

0
1.944 views

Apesar de ter participado das semifinais da Copa São Paulo, o Guarani tem ainda um entrave no seu departamento amador, que é a obtenção do Certificado de Clube Formador emitido pela CBF e que tem duração de um ou dois anos. O documento é uma garantia concedida pela CBF para os clubes na formação de atletas.

Na listagem publicada no site oficial da entidade no dia 04 de fevereiro, 12 clubes paulistas ganharam o documento pelo prazo de dois anos, sendo que dois vão disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo de Ribeirão Preto e a Ponte Preta. Para piorar o quadro, o Alviverde também perdeu o técnico Márcio Zanardi, que assumiu o Sub-20 do Santos.

Para obter o documento de formador, a agremiação deve atender primeiramente aos seguintes requisitos:  apresentar a relação de técnicos e preparadores físicos responsáveis;comprovar participação em competição oficial;apresentar o programa de treino, seus responsáveis e compatibilidade com a atividade escolar dos jovens jogadores;garantir frequência escolar dos jovens jogadores e assegurar a saúde dos jovens jogadores por intermédio da  de médicos, fisioterapeutas, psicólogos, e nutricionistas. O clube também tem a obrigação de viabilizar ações como  a das visitas frequentes dos ou aos familiares, oferecer três refeições diárias, manter os alojamentos limpos e locais de treinamento preparados para atendimento de urgência. São exigência que, se cumpridas de modo satisfatório nesta temporada, podem viabilizar a obtenção do certificado em 2020.

Em contato com a reportagem do Só Dérbi, o Guarani afirmou por intermédio da assessoria de imprensa que realmente há muitos o clube não tem o certificado de Clube Formador. Existe um trabalho incessante para viabilizar o documento mais alguns entraves ainda existem, especialmente na questão de uma infra-estrutura voltada apenas aos garotos, o que tentará ser resolvido e assim tentar a obtenção do documento. O presidente Palmeron Mendes Filho foi contactado mas não respondeu as indagações da reportagem por meio de mensagem. Assim que a resposta for dada, o texto será atualizado.

(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)

 

Certificado de Clube Formador com validade de dois anos: América Futebol Clube (MG), Associação Atlética Ponte Preta (SP), Associação Sport Club Ivoti (RS), Botafogo Futebol Clube (SP), Botafogo de Futebol e Regatas (RJ), Brasilis Futebol Clube Ltda (SP), Club de Regatas Vasco da Gama (RJ), Clube Atlético Mineiro (MG), Clube Atlético Paranaense (PR), Clube Atlético do Porto (PE)

Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Coritiba Foot Ball Club (PR),Criciúma Esporte Clube (SC), Cruzeiro Esporte Clube (MG), Desportivo Brasil Participações Ltda (SP),Esporte Clube Bahia (BA), Esporte Clube Juventude (RS), Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba (SP),Ferroviária Futebol S/A (SP), Figueirense Futebol Clube Ltda (SC), Fluminense Football Club (RJ), Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (RS), Grêmio Osasco Audax Esporte Clube (SP), Goiás Esporte Clube (GO), Grêmio Novorizontino (SP), Ituano Futebol Clube (SP), Nova Iguaçu Futebol Clube (RJ), Paraná Soccer Technical Center – PSTC (PR), Real Noroeste Capixaba Futebol Clube Ltda (ES), Santos Futebol Clube (SP), São Caetano Futebol Ltda

São Paulo Futebol Clube (SP), Sociedade Desportiva Paraense Ltda (PA),Sociedade Esportiva Palmeiras (SP), Sport Club Corinthians Paulista (SP), Sport Club Internacional (RS) e Sport Club do Recife (PE)

 

Certificado de Clube Formador com validade de um ano: CCF B: Validade de um ano Associação Chapecoense de Futebol (SC), Avaí Futebol Clube (SC), Ceará Sporting Club (CE); Clube Atlético Tubarão SPE Ltda (SC), Guarani de Palhoça Futebol Ltda (SC)