O reencontro com Rogério Ceni se mostrou mais duro do que se imaginava. A derrota por 5 a 2 para o Tricolor, no Morumbi, mostrou a realidade do time de Felipe Moreira. Um time esforçado, mas com muitos problemas no sistema defensivo.
Os gols foram marcados por Matheus Jesus e Lucca para a Ponte. Cueva, Gilberto (3x) e Thiago Mendes foram para a rede pelo lado são-paulino. Agora, a Macaca segue com três pontos na terceira posição do Grupo B.
O primeiro tempo terminou com 73% de posse de bola para o time de Rogério Ceni. Apesar do amplo domínio, a Ponte Preta foi quem começou assustando. Aproveitando falha de cobertura de Rodrigo Caio, William Pottker encontrou Matheus Jesus, que em um lance de felicidade e de colaboração do goleiro Sidão, marcou um golaço de fora da área e abriu o placar: 1 a 0.
Minutos depois Lucca recebeu de Clayson e teve uma excelente oportunidade de ampliar, mas parou no goleiro adversário. A partir daí apareceu o principal jogador do São Paulo do jogo: Cueva. O peruano mudou o panorama da partida e deu trabalho para a frágil defesa pontepretana.
Primeiro, aproveitou o rebote de Aranha na pequena área e empatou o jogo dez minutos após o gol da Macaca. E no finalzinho do primeiro tempo, aos 44 minutos, encontrou Gilberto que bateu cruzado e virou para o Tricolor: 2 a 1.
O segundo tempo começou totalmente desfavorável ao time da Ponte Preta. Empurrado por mais de 50 mil torcedores presentes, o São Paulo pressionou e aproveitou o erro de Fábio Ferreira aos 11 minutos da etapa final. O zagueiro da Ponte Preta afastou mal e Thiago Mendes finalizou com força para fazer o terceiro.
Abalado, o sistema defensivo da Macaca falhou um minuto depois. Luiz Araujo em jogada individual encontrou Gilberto livre na marca do pênalti, que apenas empurrou para as redes de Aranha, que completou 150 jogos com a camisa do clube em uma tarde infeliz: 4 a 1.
E não parou por aí. Após cruzamento de escanteio, 24 minutos, Gilberto completou sozinho na pequena área para fazer o quinto e sacramentar uma goleada histórica no Morumbi: 5 a 1. Ainda deu tempo da Ponte diminuir com Lucca, aos 38 minutos, que aproveitou rebote de Sidão: 5 a 2 e muitas criticas ao trabalho de Felipe Moreira.
(Texto de Júlio Nascimento)
FICHA DO JOGO
São Paulo-SP
Sidão; Bruno, Rodrigo Caio, Maicon e Junior Tavares; João Schimidt, Thiago Mendes (Felipe Araruna) e Cícero (Lugano); Cueva (Shaylon), Luiz Araújo e Gilberto. Técnico: Rogério Ceni
Ponte Preta-SP
Aranha; Nino Paraíba, Kadu, Fábio Ferreira e Jeferson (Artur); Jadson, Matheus Jesus (Yago) e Naldo; Pottker, Lucca (Lins) e Clayson. Técnico: Felipe Moreira
Gols: Matheus Jesus aos 22 minutos; Cueva aos 32 minutos; Gilberto aos 44 minutos do primeiro tempo; Thiago Mendes aos 11 minutos; Gilberto aos 12 e 24 minutos do segundo tempo; Lucca aos 38 minutos do segundo tempo
Cartões Amarelos: Jeferson, Nino Paraíba e Kadu (Ponte Preta); Cícero (São Paulo)
Juiz: Thiago Duarte Peixoto
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Público: 50.950
Renda: R$ 1.310.000,00