Na luta contra a zona de rebaixamento, o torcedor pontepretano se apega a todos os números positivos possíveis para aumentar a confiança da equipe em uma situação de crise. O adversário desta quarta-feira será o Atlético-PR e a Macaca defenderá uma invencibilidade de quatro anos sem perder para o rival jogando no Moisés Lucarelli.
Nos últimos anos, as equipes só não se enfrentaram em 2014 – quando a Ponte esteve na Série B -, mas a Macaca leva vantagem no histórico recente. Desde que se reencontraram em 2015 foram cinco jogos e quatro vitórias da Alvinegra. Os dois últimos confrontos no Majestoso terminaram com os três pontos para a equipe campineira.
Desde o primeiro encontro, em 1970, Ponte e Atlético já se enfrentaram em 26 jogos pelo Campeonato Brasileiro. A Macaca venceu nove confrontos, empatou quatro e foi derrotada em treze oportunidades. Marcou 31 gols e sofreu 48. Apesar de estar se aproximando do número de vitórias do adversário, a Ponte ficou 10 anos sem vencer o Furacão. Foi no período entre 2005 e 2015.
Vale lembrar que no primeiro turno a vitória foi pontepretana. Jogando na Arena da Baixada e com Lucca inspirado, a Macaca venceu por 2 a 0 e quebrou um jejum de 13 meses sem vencer como visitante. Foi a única vitória da equipe fora dos seus domínios em todo o Campeonato Brasileiro.
Na 18ª colocação com 36 pontos, a Ponte precisa vencer para continuar sonhando com a permanência. Mesmo se vencer, a equipe pode no máximo igualar o número de pontos do Vitória – que enfrenta a Chape -, mas ainda não deixará a zona de rebaixamento. Já o Atlético-PR atingiu os 45 pontos na última rodada e precisa vencer para seguir cogitando uma vaga na próxima Libertadores da América. A equipe curitibana está na 12ª colocação.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)