A Ponte Preta entra em campo hoje, às 17h, contra o Fluminense, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na partida no Maracanã, no Rio de Janeiro, a Macaca tenta quebrar o tabu de nunca ter vencido a equipe de Abel Braga fora de Campinas.
Os dois times brigam para não cair à Série B da competição. A notícia ruim é que a Macaca jamais venceu em partidas realizadas no estado do Rio. Foram treze jogos, com dez vitórias e três empates. Destes encontros, dez foram realizados no Brasileiro. Os outros foram pela Taça de Prata de 1970, Torneio Rio-São Paulo de 2002 e um amistoso em 2001. A Macaca fez 11 gols e sofreu 31.
No total de duelos, o Fluminense tem vantagem. As equipes já se enfrentaram 26 vezes em toda a história. O time das Laranjeiras leva vantagem; são 13 vitórias do cariocas, sete triunfos da Ponte Preta e um total de seis empates. Levando em consideração somente partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro são 11 vitórias do Tricolor, seis da Macaca e seis empates.
As equipes se enfrentaram pela primeira vez em um amistoso, em Campinas, no dia 26 de março de 1957, vitória campineira por 2 a 0. No último duelo, no primeiro turno, os times ficaram no empate em 0 a 0. A partida foi adiada devido a morte do filho de Abel Braga, João Pedro, após acidente doméstico. O treinador do Flu, inclusive, comandou a Macaca na luta contra o rebaixamento no Brasileirão de 2003 e tem o carinho da torcida pontepretana.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)