Já são sete jogos sem vitórias da Ponte Preta longe de Campinas. Além disso, a Macaca vem de uma sequência de três sem vencer no Brasileirão. Números que traduzem a queda de rendimento do time comandando pelo técnico Eduardo Baptista.
O problema é que os pontepretanos têm dificuldades históricas para superar o adversário no estádio do Mineirão. Das noves partidas, a Macaca venceu apenas em 2006 por 2 a1 contra seis vitórias cruzeirenses e dois empates.
O retrospecto em Minas Gerais também é favorável ao time de Mano Menezes. Em 12 jogos, foram duas vitórias da Ponte contra seis da Raposa e quatro empates.
Desde 1970 foram 22 jogos: 12 vitórias do Cruzeiro, cinco da Ponte e cinco empates. A última vitória alvinegra ocorreu em outubro de 2012, por 1 a 0, no Majestoso (gol de Roger). De lá para cá foram três vitórias da Raposa e dois empates.
Os times se enfrentam neste sábado, às 21h, buscando a reabilitação no Campeonato Brasileiro. Enquanto a Ponte vem de derrota para o Atlético-MG por 2 a 1, o Cruzeiro, motivado pela vitória contra o Grêmio, tenta se distanciar do Z4.
(Texto e reportagem: Júlio Nascimento)