Ninguém tomou mais cartões nas nove primeiras rodadas do Paulistão que a Ponte Preta. Dona de 31 advertências, a Macaca pagará o preço contra o Bragantino na próxima rodada. O zagueiro Luan Peres e o volante João Vitor estão suspensos e forçarão Eduardo Baptista a mexer na equipe.
Diante do Mirassol, na última rodada, a Ponte Preta recebeu quatro cartões amarelos. Além dos jogadores que foram suspensos, Orinho e Emerson também foram advertidos.
Além do problema dos cartões, o time de Eduardo Baptista é o que mais comete faltas. A média é de 18 faltas por partidas após nove rodadas, além de ser o terceiro time que menos desarma – atrás de Botafogo e Bragantino.
Os dados do Footstats mostram que a desorganização tática do time pontepretano interfere diretamente não só no resultado, mas também na manutenção do time titular para as próximas rodadas.
A marca característica foi herdada da negativa campanha do Campeonato Brasileiro. Além de rebaixada, a Ponte Preta terminou a última competição nacional como time que mais levou cartões vermelhos e amarelos, com destaque para o número recorde de nove expulsões durante a temporada.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento/foto: PontePress)