“Só a torcida salva a Ponte Preta”. O jargão popular tem ecoado cada vez mais em Campinas nas vésperas da decisão da equipe alvinegra contra o Vitória, às 17h de amanhã, no Majestoso, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Até o momento, cinco mil ingressos foram vendidos de forma antecipada e a expectativa é de quebra do recorde de público da Macaca na competição.
Dona da segunda pior média de público do Brasileirão, o jogo com maior presença dos pontepretanos aconteceu contra o Santos, no feriado 12 de outubro, quando 12.664 torcedores acompanharam o empate em 1 a 1. A equipe ultrapassou a marca de 10 mil presentes em apenas três jogos. Além do confronto contra o Peixe, venceu o Corinthians (12.328) e o Flamengo (10.381) diante dos melhores públicos da equipe na Série A.
A diretoria sonha em alcançar a marca dos 13 mil pagantes neste domingo diante do Vitória, mas apesar da promoção dos ingressos – que está sendo comercializado a R$ 6 -, atingir tal feito não será fácil. A Macaca será automaticamente rebaixada para a Série B se perder para o time baiano e a situação gera dois efeitos negativos: insatisfação com desempenho do elenco e falta de segurança diante de um resultado negativo.
O técnico Eduardo Baptista realizou uma convocação na coletiva da última sexta-feira e fez coro a frase do volante Elton que a partida será “guerra”. A Ponte está na 17ª colocação com 39 pontos e o Vitória é o 16º com 40 pontos. Uma vitória da Macaca deixa o time fora da zona de rebaixamento e leva a decisão para o duelo contra o Vasco, mas a derrota confirmaria o descenso após três temporadas na elite do futebol brasileiro.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)