O time do Guarani não é TÃO ruim assim. É ruim, mas certamente tem piores no campeonato. Eu acho que o Carpini perdeu o elenco, principalmente devido a situação do Ricardinho. Esse mesmo time, com esses mesmos jogadores, estava voando antes da Pandemia.
O que aconteceu na parada e até hoje para começar a dar tudo errado?
1) Acharam que o time era muito bom (e não era) e não reforçaram o suficiente.
1a) Algumas páginas bugrinas exaltaram demais a vitória no dérbi, se aproximaram muito dos jogadores e demoraram para deixarem a bajulação de lado para voltarem com as cobranças.
2) Não levaram a sério a preparação ao Paulista (todo dia tinha vídeo de brincadeira nos treinos. Que fique claro: o trabalho da comunicação está ótimo).
3) Acharam que o time estava classificado e subestimaram o Botafogo (Bidu e Toddynho no banco).
4) No torneio do interior, aos trancos e barrancos, chegamos à final e levamos o prêmio de “jogar de igual por igual com o RBB” (mais uma ilusão).
5) Deram a camisa 100 ao Ricardinho, não colocaram ele em campo 1 minuto sequer contra o RBB e ainda liberaram por que o técnico “perseguia” o atleta (ou como explicar de todos terem chance, menos o Ricardinho?)
6) Nesse meio tempo, liberaram Matheusinho e Matheus Caviolli, que hoje são titulares nas suas equipes. Trouxeram o Rafael Pin que, se não for pior que o Jefferson, é do mesmo nível.
7) Com o péssimo início, o Carpini começou a mudar de mais o time, o que diminuiu mais ainda a confiança dos jogadores.
8) Demoraram para demitirem o Carpini e estavam demorando para contratarem (chegaram na sexta-feira dois reforços, Alanzinho e Milton Rangel).
9) Isso sem contar a situação do Anailson Neves (integrante do Conselho de Administração), que precisa ser melhor apurada.
Pode até ganhar segunda e começar a reagir, mas com o Carpini e esse elenco, a série C estaria muito próxima.
(Eduardo Laceda é torcedor do Guarani e professor de Matemática-Especial para o Só Dérbi)