Quem trabalhou melhor na Série B: Hélio dos Anjos ou Mozart? Venha refletir conosco!

0
1.091 views

Quero propor uma reflexão ao raro leitor ou a rara leitora. Daqui alguns dias teremos os  balanços da Série B do Campeonato Brasileiro. Uma questão é preciso ser colocada no futebol campineiro: qual treinador fez o melhor trabalho?

Qual profissional da prancheta mudou os destinos de um clube fadado ao fracasso: Hélio dos Anjos ou Mozart? Penso que não é de bom tom colocar nesta lista nomes como Daniel Paulista, Gilson Kleina ou Marcelo Chamusca. De um jeito ou de outro eles ficaram abaixo dos dois pretendentes citados.

Não faltam argumentos para defender um lado ou outro. Hélio dos Anjos assumiu a Macaca em instante delicado, com quatro jogos para disputar e com o bafo do rebaixamento no cangote.

A derrota para o Água Santa e as falhas do zagueiro Dedé viraram a catapulta para o abismo da Série A-2. Tudo parecia fadado ao trágico no turno inicial da Série B. Campanha irregular e com 22 pontos, a zona de rebaixamento outra vez dava as caras. Eis que no segundo turno a reação foi contundente.

A equipe embalou uma sequencia de vitórias e o jeito e a maneira de atuar de Hélio dos Anjos estava lá: a marcação agressiva, a velocidade pelos lados, o meio de campo ousado e sem medo de ousar e a cereja do bolo: Élvis, um camisa 10 do jeito que o torcedor da Macaca gosta. Caiu de produção? Verdade. Mas é inegável que por muitas rodadas, a Alvinegra jogou o melhor futebol da Série B. Não é pouco.

Mozart por sua vez decidiu fazer um trabalho de formiguinha.

Passo a passo.

Nota-se que utilizou o cotidiano dos treinamentos para encontrar as melhores opções, ensaiar jogadas e implantar o seu método baseado na compactação, troca de passes em curta distância e jogadas pelos lados com cruzamentos para aproveitamento do jogo áereo de Yuri Tanque. Foi com essa receita simples e sem enfeites que embalou oito vitórias em 11 rodadas. Um feito.

E aí? Qual sua opinião? Qual treinador tem o melhor trabalho do futebol campineiro? Bem, ainda temos mais 180 minutos para tirarmos uma conclusão definitiva.

(Elias Aredes Junior- Imagem sob fotos de Thomaz Marostegan-Guarani F.C e Diego Almeida-Pontepress)