A Ponte Preta tem um novo técnico para a sequência da temporada. Eduardo Baptista, que comandou a Macaca no Brasileirão de 2016, está de volta ao Majestoso dez meses após deixar a equipe para dirigir o Palmeiras. O nome foi uma escolha do gerente de futebol, Gustavo Bueno, após não avançar nas negociações com Oswaldo Alvarez, que estuda outras propostas profissionais.
Eduardo Baptista, inclusive, havia sido contactado duas vezes em 2017 pela diretoria pontepretana. Na primeira, quando saiu do Atlético-PR, pediu um tempo para descansar antes de assumir um novo trabalho. No início deste mês foi procurado novamente e afirmou que estava cogitando um período sabático para realizar estudos com times do futebol europeu.
Campineiro, o treinador de 45 anos começou sua carreira como preparador físico acompanhando os trabalhos do pai Nelsinho Baptista. Passou pela Macaca em 2006 como preparador e na temporada passada como técnico, quando deixou a equipe na melhor colocação em um Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos.
Depois que deixou a Macaca, ficou três meses dirigindo o Palmeiras antes de ser demitido. Depois comandou o Atlético-PR por 13 jogos, mas pediu para sair após divergências com a direção do clube paranaense. Sua proximidade com Gustavo Bueno foi crucial para a escolha da cúpula alvinegra sobre a nova comissão técnica.
Baptista assumirá a equipe a partir de amanhã e estreia no final de semana contra a Chapecoense. Na partida desta quarta-feira, diante do Sport, pela Sul-Americana, o interino João Brigatti será o responsável por comandar a equipe.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)