Ainda em processo de transição entre o Campeonato Paulista e a Série B do Brasileiro, a diretoria da Ponte Preta encaminha a saída de cinco peças do elenco de Doriva. Sem espaço com o treinador, por razões diversas, os volantes Ronaldo e Jorge Mendoza, o meio-campista Daniel e os atacantes Gabriel Vasconcelos e Luis Alí estão com os dias contados em Campinas.
JORGE MENDOZA
O paraguaio, contratado em julho do ano passado, teve poucas chances na Macaca. Na última pré-temporada, ele recebeu sondagem de dois clubes do Paraguai, mas optou por ficar no Brasil com a expectativa de receber mais minutos em campo, o que não ocorreu.
O jogador atuou por 20 minutos na partida contra o Corinthians, na estreia do Estadual, e foi titular diante da Ferroviária, em Araraquara, pelo Troféu do Interior. Além do aspecto técnico, a permanência de Mendoza, mesmo com contrato até 31 de dezembro, é questionada pela quantidade de opções no setor. Ele disputa posição com Nathan, Marciel, João Vitor, Lucas Mineiro, Paulinho, André Castro e Xavier.
RONALDO
Apesar do contrato até o fim do ano, a cúpula alvinegra tenta encontrar um destino para o atleta. Com apenas três jogos, sendo um como titular, improvisado na lateral-direita, Ronaldo não conseguiu repetir as boas atuações apresentadas pelo Sport, até por falta de oportunidades. Sequer vem sendo relacionado.
DANIEL
Com vínculo até 30 de abril, o jogador de 24 anos não continua na Macaca. Chegou a Campinas com os salários pagos integralmente pelo São Paulo e, para exercer preferência na renovação do contrato, a Macaca precisava arcar com os altos vencimentos de Daniel.
Oriundo da base do Cruzeiro, o meia teve cinco oportunidades consecutivas desde o início com Eduardo Baptista, mas não engrenou. Em dez jogos, são 455 minutos em campo. Atuou pela última vez em 08 de março, no empate sem gols com o Red Bull Brasil. Na ocasião, foi substituído no intervalo por Aaron, após ter sido figura nula enquanto esteve em ação.
LUIS ALÍ
Com vínculo até 10 de maio, está com as malas prontas. O atacante de 24 anos chegou no início de julho de 2017, mas teve lesão no tendão do tornozelo esquerdo, durante treinamento, e precisou ser submetido à cirurgia. O boliviano participou de apenas uma partida pelo time campineiro – entrou no segundo tempo da vitória por 2 a 1, sobre o Botafogo, pelo último Campeonato Brasileiro, em agosto.
Ele foi contratado pela Alvinegra após ser destaque no Campeonato Boliviano de 2016, quando marcou 14 gols em 42 jogos. Tem concorrência pesada no setor ofensivo e esteve ausente dos últimos treinamentos por conta do falecimento de seu pai.
GABRIEL VASCONCELOS
Talvez, uma das contratações mais decepcionantes. Um dos grandes destaques da base do Corinthians na Copa SP, o jogador não empolgou, pelo menos, uma vez. São onze jogos disputados no Campeonato Paulista e nenhum gol. Não convenceu nenhum dos três treinadores que estiveram à frente do comando técnico e deve sair, apesar do contrato até o último dia do ano.
As informações iniciais foram divulgadas pela Rádio Central de Campinas e confirmadas pela reportagem do Só Dérbi.
(texto e reportagem: Lucas Rossafa)